Sociologia do Brasil negro: a pedagogia do pensamento de Clóvis Moura

Autores/as

  • Wellington Narde Navarro da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8422

Palabras clave:

Sociologia. Educação. Racismo. Marxismo.

Resumen

O presente artigo discute a importância da obra de Clóvis Moura para o pensamento sociológico brasileiro, de forma geral, e para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, de maneira específica. O emprego de aspectos da produção teórica do autor permite a emergência de narrativas contra-hegemônicas sobre temas fundamentais da disciplina sociológica, assim como a legislação em vigor referente à Educação Básica – artigo 26-A da LDB – fornece o suporte legal para que esse debate contribua com uma educação antirracista. Nesse sentido, o artigo parte de noções conceituais da obra de Moura – escravismo pleno, escravismo tardio e quilombagem –, e propõe reflexões sobre o protagonismo da população negra e seus desdobramentos na história e na formação da nação brasileira. Tais reflexões balizam a análise de discurso realizada junto aos livros didáticos de Sociologia do PNLD – 2015, traçando os limites e a ausência da questão racial como tarefa intelectual de primeira ordem.

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Biografía del autor/a

Wellington Narde Navarro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Publicado

2018-04-04

Cómo citar

NARDE NAVARRO DA COSTA, Wellington. Sociologia do Brasil negro: a pedagogia do pensamento de Clóvis Moura. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 66–83, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8422. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8422. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira