Educação na pandemia perspectiva das pedagogias de Paulo Freire e Waldorf

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.19794

Palabras clave:

comunidade, diálogo, Freire, pedagogia Waldorf

Resumen

O artigo tem como objeto o exame da relação entre os pais ou responsáveis e a escola de seus filhos. Ele resulta, parcialmente, das informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, aplicadas em uma escola localizada no município de Bragança Paulista, orientada pela “Pedagogia Waldorf”. Visa verificar a qualidade do diálogo nas relações entre as famílias engajadas e os agentes escolares, em tempos de pandemia. Na Pedagogia Waldorf, a tríade escola, pais e alunos fundamenta a proposta de democracia participativa na gestão da instituição de ensino. Nesse ambiente, os alunos vivenciam inovações no processo administrativo, potencializando mudanças na própria arquitetura social. Como referencial teórico lançou-se mão da categoria “dialogicidade”, desenvolvida por Paulo Freire em Pedagogia do oprimido (2018), dado que o diálogo é o principal recurso para a realização de ações na chamada “comunidade educacional” e nesse quesito há um encontro significativo entre as idéias de Rudolf Steiner e Paulo Freire.

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Biografía del autor/a

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho (Uninove).

Doutor em Educação

Patricia Evangelisti, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestranda

 

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

ROMÃO, José Eustáquio; EVANGELISTI, Patricia. Educação na pandemia perspectiva das pedagogias de Paulo Freire e Waldorf. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 5–17, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.19794. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/19794. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos