Reconhecimento como igualdade e diferença na construção das identidades negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v10i1.17824

Palavras-chave:

reconhecimento, identidade negra, igualdade/diferença

Resumo

Este artigo tem como tema a construção das identidades negras com base na teoria de Charles Taylor e dos conceitos de igualdade e diferença. A questão que guia a pesquisa é esta: como as ideologias racistas, difundidas por meio de falas e imagens depreciativas, atingem a construção das identidades negras? A tese que se argumenta é a de que a ausência de representatividade e a presença de estereótipos e marcadores sociais influenciam negativamente na construção das identidades negras. O objetivo consiste, portanto, em analisar o quanto as ideologias racistas influenciam na construção de identidades negras. Usa-se predominantemente a abordagem epistêmica analítica e o modo de raciocínio dedutivo, sendo que procedimentalmente a pesquisa é bibliográfica. Como perspectiva de superação do racismo, aponta-se a necessidade de abrir caminhos para que as identidades negras sejam reconhecidas e vistas como iguais e diferentes, ao invés de diferentes e desiguais.

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Biografia do Autor

Gabriela Felden Scheuermann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, campus Santo Ângelo, RS. Pós-graduada em Sociologia e em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – CNEC/IESA. Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, campus Cerro Largo. E-mail: gabischeuermann.gf@gmail.com

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Pós-Doutor pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera, junto com o professor Dr. André Leonardo Copetti Santos, o Grupo de Pesquisa Novos Direitos na Sociedade Complexa. Pesquisa temas relacionando Direito, Cultura, Gênero e Religião.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

FELDEN SCHEUERMANN, Gabriela; HAHN, Noli Bernardo. Reconhecimento como igualdade e diferença na construção das identidades negras. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 133–147, 2021. DOI: 10.5585/rtj.v10i1.17824. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/thesisjuris/article/view/17824. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos