Chamada de Artigos 2024

EDIÇÃO ESPECIAL “ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL”

Equipe editorial

Editora Chefe

Profa. Dra. Heidy Rodriguez Ramos (UNINOVE - Brasil)

Coeditor

Prof. Dr. Ivano Ribeiro (UNIOESTE – Brasil)

Editora Associada

Profa. Dra. Nairana Radtke Caneppele (UNIHORIZONTES - Brasil)

Editores Convidados

Profa. Dra. Larissa Marchiori Pacheco (D'Amore-McKim School of Business at Northeastern University – Estados Unidos)

Profa. Dra. Marina Romeo Delgado (Universitat de Barcelona - Espanha)

Prof. Dr. Roberto Vassolo - (IAE Business School - Universidad Austral- Argentina)

Prof. Dr. Fernando Antônio Ribeiro Serra (UNINOVE - Brasil)

Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI- Brasil)

Prof. Dr. Eduardo Damião da Silva (PUC/PR - Brasil)

Prof. Dr. Fellipe Silva Martins (MACKENZIE - Brasil)

Editor Assistente

Leandro Rodrigues de Oliveira (UNINOVE - Brasil)

Editoria Técnica - Bibliotecária 

Cristiane dos Santos Monteiro (UNINOVE-Brasil)

PROPOSTA DA EDIÇÃO ESPECIAL

A Estratégia Comportamental é um campo de estudo essencial para compreender o direcionamento estratégico nas organizações. Seu objetivo é avançar na compreensão das ações humanas que desempenham um papel crucial nas decisões estratégicas e direcionamento das organizações (Steensen, 2014).

Utilizando a psicologia como suporte, seu propósito é investigar por que os executivos orientam determinadas ações nas organizações e como e por que as executam. O enfoque da estratégia comportamental reside na compreensão da mente dos tomadores de decisão, o que inclui suas prioridades e preferências pessoais, seus conhecimentos e suposições, sua forma de processar e interpretar novas informações, bem como a interação dinâmica entre esses indivíduos. Pode ainda se estender para uma visão ampliada, além do indivíduo, integrando conceitos como sociologia e política para uma compreensão holística das organizações (Hambrick & Crossland, 2018).

Nesta chamada especial convidamos os pesquisadores a submeterem artigos teóricos ou empíricos construídos sobre uma ampla gama de tópicos, contemplando variadas metodologias. Esperamos que os artigos possam apresentar “suposições realistas sobre cognição, emoções e comportamento social para a gestão estratégica das organizações” (Powell, Lovallo & Fox, 2011, 1371).

Destacamos a seguir alguns tópicos de interesse:

Fundamentos Teóricos e Abordagens Conceituais

  • Cognição Gerencial e Psicologia Aplicada: Cognição gerencial, Inteligência emocional, Psicologia Cognitiva ou Moral, Neuroestratégia.
  • Teorias Organizacionais e Estratégicas: Teoria da Agência, Teoria do Alto Escalão, Teoria dos Custos de Transação, Governança Corporativa.

Dinâmicas e Processos Organizacionais

  • Capacidades e Adaptação Organizacional: Capacidades Dinâmicas, Adaptação de Recurso, Orquestração de Recursos, Inércia Estratégica.
  • Implementação e Tomada de Decisão Estratégica: Implementação da Estratégia, Tomada de Decisão Estratégica, Intuição na Tomada de Decisão, Racionalidade, Effectuation e Bricolagem, Raciocínio ou Argumentação Causal.

Comportamentos e Respostas Organizacionais

  • Gestão de Conflitos e Crises: Comportamento sobre Crise, Conflitos, Threat-rigidity (Rigidez sobre Ameaça).
  • Visões e Percepções Organizacionais: Visão Baseada na Atenção, Miopia Organizacional, Oportunismo.
  • Contexto Social e Institucional.
  • Perspectivas Externas e Análise de Ameaças.

DATAS IMPORTANTES:

  • Prazo para submissão de artigos: 15 de dezembro de 2024 - Submissões
  • Previsão de publicação: Até 30 junho de 2025

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

  • Aceitamos trabalhos em inglês, português e espanhol. A revista adota uma política de publicação bilíngue, desta forma, todos os artigos da edição especial serão publicados em inglês e em português ou espanhol.
  • Os trabalhos devem ser submetidos de acordo com os requisitos da revista, atendendo às normas destacadas na seção “Diretrizes para autores” disponível em https://periodicos.uninove.br/riae/about/submissions
  • Os manuscritos originais devem ser enviados usando o sistema da RIAE disponível em https://periodicos.uninove.br/riae/submission/wizard
  • Os autores devem indicar na submissão que se trata da edição especial “ESTRATÉGIA COMPORTAMENTAL”.

Perguntas relativas a esta edição especial podem ser direcionadas para o e-mail: riae@uninove.br

Referências

Hambrick, D., & Crossland, C. (2018). A strategy for behavioral strategy: Appraisal of small, midsize, and large tent conceptions of this embryonic community. In M. Augier, C. Fang, & V. Rindova (Eds). Behavioral Strategy in Perspective (Vol. 39, pp. 23-39). Bingley: Emerald Publishing Limited.

Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral strategy. Strategic Management Journal, 32(13), 1369–1386.

Steensen, E. F. (2014). Five types of organizational strategy. Scandinavian Journal of Management, 30(3), 266-281.