Estruturas de tese de doutorado para convergência científica, técnica, tecnológica e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.26202

Palavras-chave:

tese de doutorado, matriz metodológica, matriz contributiva, contribuição científica, contribuição técnica e tecnológica, contribuição social, impacto

Resumo

Objetivo: Propomos um avanço no desenvolvimento das estruturas de tese de doutorado da área de ciências sociais aplicadas considerando a convergência da produção científica, técnica, tecnológica e social para trazer impacto à sociedade.

Metodologia: Esta pesquisa tem cunho qualitativo e exploratório organizada a partir da literatura existente sobre proposições de estrutura alternativas de tese de doutorado.

Principais Resultados: Os resultados deste artigo são (1) síntese das estruturas de teses tradicional e alternativa, (2) matriz metodológica, e (3) matriz contributiva para ambas as estruturas de tese, a fim de enfatizar suas contribuições teóricas e práticas para a área de ciências sociais aplicadas e para a sociedade.

Originalidade: A evolução nas estruturas de teses de doutorado tem sido objeto de preocupação e interesse de pesquisadores. Assim, este estudo traz uma visão didática atualizada para as estruturas de tese tradicional e alternativa, buscando potencializar seu impacto científico, técnico, tecnológico e social para a área de ciências sociais aplicadas e para a sociedade.

Implicações: O estudo contribui para o avanço da formação de doutores, enfatizando a relevância da pesquisa e seus impactos ao avanço científico, técnico, tecnológico e social, bem como seus principais benefícios e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho - Uninove / São Paulo (SP)

Professora e Diretora do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e Professora do Programa de Pós Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo (SP)

Angelica Pigola, Universidade Nove de Julho - Uninove / São Paulo (SP)

Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo (SP)

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho - Uninove / São Paulo (SP)

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo (SP)

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de Julho - Uninove / São Paulo (SP)

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo (SP)

Referências

Burrell, G., & Morgan, G. (2017). Sociological Paradigms and Organizational Analysis. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315242804

Campbell, D. T., & Fiske, D. W. (1959). Convergent and discriminant validation by the multitrait-multimethod matrix. Psychological Bulletin, 56(2), 81–105. https://doi.org/10.1037/h0046016

CAPES, C. de A. de P. de N. S. (2019). Produção Técnica. Grupo de Trabalho. (p. 1–81). CAPES; pdf. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

CAPES, C. de A. de P. de N. S. (2020). Ficha de Avaliação Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. (p. 1–47). CAPES; pdf. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/FICHA_ADMINISTRACAO_P_ATUALIZADA.pdf

Creswell, J. W., & Clark, V. L. P. (2018). Designing and conducting mixed methods research (Third edition, international student edition). Sage.

Creswell, J. W., Hanson, W. E., Clark Plano, V. L., & Morales, A. (2007). Qualitative Research Designs: Selection and Implementation. The Counseling Psychologist, 35(2), 236–264. https://doi.org/10.1177/0011000006287390

Da Costa, P. R., Ramos, H. R., & Pedron, C. D. (2019). Alternative Structure Proposition for PhD Thesis from Multiple Studies. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 18(2), 155–170. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15156

Funaro, V. M. B. de O., Ayello, M. A. B., Carvalho, C. de A. C., Garcia, E. M., Ferraz, K. M. de A., Pestana, M. C., Carvalho, M. J. de J., Coutto, M. L. de M. D., Paschoalino, R. A., & Cardoso, S. C. (2004). Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Sibi/Usp.

Hall, J. N. (2013). Pragmatism, Evidence, and Mixed Methods Evaluation. New Directions for Evaluation, 2013(138), 15–26. https://doi.org/10.1002/ev.20054

Harkavy, I. (2006). The role of universities in advancing citizenship and social justice in the 21st century. Education, citizenship, and social justice, 1(1), 5-37. https://doi.org/10.1177/1746197906060711

Jick, T. D. (1979). Mixing Qualitative and Quantitative Methods: Triangulation in Action. Administrative Science Quarterly, 24(4), 602. https://doi.org/10.2307/2392366

Maccari, E. A., Almeida, M. I. R. D., Nishimura, A. T., & Rodrigues, L. C. (2009). A gestão dos programas de pós-graduação em Administração com base no sistema de avaliação da CAPES. Revista de Gestão, 16(4), 1-16. https://doi.org/10.5700/rege376

Martens, C. D. P., Scafuto, I. C., Bartholomeu Filho, J., & Zanfelicce, R. L. (2022). Como identificar possíveis produtos técnicos/tecnológicos nas dissertações e teses? Proposta de um instrumento para diagnóstico. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 10(1), 1-9. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.22141

Maxwell, J. A. (2012). A realist approach for qualitative research. Sage.

Morse, J. M. (2010). Principles of mixed methods and multimethod research design. Em Sage handbook of mixed methods in social and behavioral research (p. 189–208). SAGE Publications.

Phillips, E., Pugh, D. S., & Johnson, C. (2015). How to get a PhD: A handbook for students and their supervisors (Sixth edition). Open University Press : McGraw Hill Education.

Pigola, A. (2023). Developing and investing in dynamic capabilities into business to enhance cybersecurity intelligence (http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3279) [Universidade Nove de Julho]. http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3279

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (Eighth edition). Pearson.

Tashakkori, A., & Teddlie, C. (2010). Sage handbook of mixed methods in social and behavioral research. Sage.

Velde, M. van der, Jansen, P. G. W., & Anderson, N. (2004). Guide to management research methods. Blackwell Pub.

Wickert, C., Post, C., Doh, J. P., Prescott, J. E., & Prencipe, A. (2021). Management research that makes a difference: Broadening the meaning of impact. Journal of Management Studies, 58(2), 297-320

Downloads

Publicado

08.03.2024

Como Citar

da Costa, P. R., Pigola, A., Rodriguez Ramos, H., & Drebes Pedron, C. (2024). Estruturas de tese de doutorado para convergência científica, técnica, tecnológica e social. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 23(1), e26202. https://doi.org/10.5585/2024.26202

Edição

Seção

Editorial