Caminhos e percalços na implementação das estratégias de crescimento da operação de uma empresa do setor de tecnologia de informação:
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.24887Palavras-chave:
Estratégia, Crescimento, Tecnologia da Informação, Estudo de CasoResumo
Objetivo do estudo: Diante da decisão pela estratégia de crescimento de uma empresa multinacional de serviços de Tecnologia de Informação no Brasil, o objetivo é demonstrar como foi o planejamento e a implementação do aumento da sua operação, levando-se em conta o contexto e as características do setor no país.
Método: Com o formato de artigo tecnológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e analítica, com aplicação de estudo de caso único. Para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental associada à observação participante.
Originalidade/Relevância: A empresa é uma organização multinacional que precisou definir os objetivos para o seu crescimento em território brasileiro para, em seguida, escolher qual a melhor estratégia e forma de implementação do crescimento de sua operação, delineando etapas ao longo do tempo. Com isso, o caso relatado mostra a implementação de uma estrutura de hub de serviços.
Principais Resultados: A partir da decisão pela estratégia de crescimento orgânico, foram identificados os fatores relacionados ao ambiente externo relevantes na tomada de decisão quanto à localização de nova unidade da empresa, como infraestrutura da cidade e mercado de trabalho. O processo de análise e definição da estratégia de crescimento antecedeu à pandemia e foi, posteriormente, sendo ajustado por causa dela e de outros fatores.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui com a identificação de fatores impulsionadores e limitantes, particularidades do setor e da dinâmica de empresas de TI no contexto brasileiro e como requerem perspectivas e abordagens de pesquisa que contemplem diferentes variáveis impulsionadoras de mudanças e de crescimento, sua capacidade e velocidade de adaptação, incluindo as empresas de grande porte.
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