Artefatos para o gerenciamento de recursos em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.24883Palavras-chave:
Orquestração de recursos, Vitrine tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Objetivo do estudo: Propor um conjunto de artefatos que auxilie gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) na minimização das dificuldades relacionadas ao gerenciamento de recursos ligados ao desenvolvimento tecnológico.
Metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa realizada a partir de estudo de caso único no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Os dados foram coletados a partir de documentos, questionários e entrevistas com servidores e participantes externos. O desenvolvimento dos artefatos recebeu financiamento do IFMT, em razão da execução de dois projetos de pesquisa aplicada realizados durante os anos de 2019 e 2021.
Originalidade/Relevância: A pesquisa contribui para a Orquestração de Recursos, ao oportunizar uma compreensão de como os artefatos podem minimizar as dificuldades enfrentadas por gestores de IES no gerenciamento de recursos relacionados ao desenvolvimento tecnológico.
Principais resultados: Os recursos relacionados ao desenvolvimento tecnológico, tais como propriedades intelectuais, projetos de desenvolvimento e competências individuais dos pesquisadores do IFMT não estavam catalogados, o que dificulta a formação de parcerias para atender as demandas de atores externos.
Contribuições para gestão: Os artefatos propostos possibilitam às IES o reforço no cumprimento de uma de suas finalidades, sendo ferramentas escaláveis, replicáveis e com potenciais efeitos econômicos, que servem para minimizar as dificuldades dos gestores no gerenciamento de recursos relacionados ao desenvolvimento tecnológico.
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