Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.17574

Palavras-chave:

Redes, Empreendedorismo, Causation, Effectuation.

Resumo

Objetivo do estudo: Descrever possíveis efeitos distintos entre as lógicas Causation e Effectuation na percepção de fatores que motivam a participação de empreendedores em redes.

Metodologia/abordagem: A pesquisa foi quantitativa, descritiva, com amostra não probabilística por acessibilidade. Os dados foram submetidos à análise fatorial e ANOVA.

Originalidade/Relevância: São escassos os estudos que associam a imersão dos empreendedores em redes à ação empreendedora com base em diferentes lógicas: ação causal, que enfatiza a seleção de meios para a criação do efeito desejado e a ação effectual, que enfatiza possíveis efeitos a serem criados com os meios disponíveis.

Principais resultados: Os resultados mostraram que há diferenças significativas entre estilos de ação empreendedora causal e effectual e fatores que motivam a participação em redes. As lógicas causal e effectual não se mostraram excludentes, entretanto, a intensidade de cada uma apresentou diferenças quanto aos fatores que motivam empreendedores à participação em redes. A pesquisa mostrou que empreendedores orientados pela ação causal ou effectual foram motivados a participar em redes, focando principalmente em expectativas de benefícios para as empresas.

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição aplica-se tanto ao estudo de redes, como também do empreendedorismo, por evidenciar possíveis diferenças entre os fatores que motivam a inserção em redes por empreendedores orientados pelo pensamento causal e empreendedores orientados pelo pensamento effectual. Além disso, o estudo explorou o efeito de diferentes variáveis de controle sobre a percepção de vantagens para imersão em redes e identificou que elas não exerceram influência. 

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Biografia do Autor

Juliana Fabris, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Mestra em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Vanessa Cristina Grabowski Aoki, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Mestra em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Carlos Eduardo Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Doutor em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

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Publicado

05.03.2021

Como Citar

Fabris, J., Aoki, V. C. G., Machado, H. P. V., & Carvalho, C. E. (2021). Motivadores da imersão em redes e abordagens empreendedoras causal e effectual. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 20(1), e17574. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.17574

Edição

Seção

Artigos