Relacionamentos na internacionalização de empresas franqueadoras brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i3.17022

Palavras-chave:

Sistema de franquias, Internacionalização de franquias, Relação franqueador-franqueado, Licenciamento.

Resumo

Objetivo: Entender o papel do relacionamento entre franqueadores e franqueados e licenciados no processo de internacionalização, adotando como perspectiva teórica o modelo de Uppsala.

Metodologia/abordagem: A metodologia utilizada foi de estudo de casos em três empresas franqueadoras internacionalizadas. Posteriormente, as informações foram comparadas com os modelos de Uppsala (1977, 2009), usando como suporte as literaturas de franquia e licenciamento.

Originalidade /Relevância: Diversos artigos (Dant & Grünhagen, 2014; Gomes, Carneiro e Secches, 2017; Isaac, Melo, Ogasavara e Rodrigues, 2018) apontaram que a temática relacional, especialmente no contexto internacional, é uma das áreas que requer mais estudos. O trabalho pretende ajudar a preencher essa lacuna com informações sob parcerias internacionais no licenciamento e sistema de franquia.

Principais Resultados: Identificou-se que tais empresas utilizam seus conhecimentos e suas redes para expandir seus negócios e, frequentemente, absorver informações de parceiros locais para melhorar o conhecimento de mercado e adaptar seus produtos ou serviços. A expansão internacional das empresas franqueadoras estudadas pode ser explicada tanto pelo Modelo de Uppsala original (1977) quanto pelo Modelo de Uppsala revisitado (2009).

Contribuições teóricas / metodológicas: O estudo visa contribuir do ponto de vista teórico ao aplicar o Modelo de Uppsala nas expansões internacionais por meio de modos contratuais, mostrando a importância da rede de relacionamento. Tanto o sistema de franquia quanto o licenciamento são utilizados para expansões de baixo custo, por isso a entrada na rede local é imprescindível. Com a expansão gradual e o uso de parcerias sólidas, nota-se que as empresas conseguem validar a estrutura de negócio e fazer adequações, especialmente culturais, ao seu modelo de negócio.

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Biografia do Autor

Paula Holanda Cavalcanti Sirimarco, Puc-Rio

Doutoranda em Administração de empresas - com ênfase em estratégia e internacionalização de empresa, pelo IAG Escola de negócios / PUC - RJ. Técnica extensionista do PEIEX (parceria entre a PUC-Rio e APEX). Mestre em Administração de empresas pelo IAG PUC-Rio (2019). Possui especialização em Gestão Internacional pela Católica do Porto Business School (2018) e cursou o MBA de Finanças e Risco na FGV -Rio (2010). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007). Atuou durante nove anos no mercado financeiro.

Jorge Ferreira da Silva, Puc-Rio

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES , Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

Angela Maria Cavalcanti da Rocha, Puc-Rio

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Dirección de Empresas pela IESE Business School, Universidad de Navarra (1983). Atualmente é Professora Associada do IAG Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora titular aposentada do Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, internacionalização de empresas, marketing internacional, cultura e gerência. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Coordenadora de projeto Pronex/CNPq/FAPERJ desde 1997. Pesquisadora 1-A do CNPq. Cientista de Nosso Estado da Faperj. Coordenadora da Área de Economia e Administração da Faperj (2010-2012). Pesquisadora do Consortium for International Marketing Research (CIMaR) desde 1992. Tem 13 livros publicados, como autora ou organizadora, e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Journal of Business Research, Entrepreneurship Theory and Practice, Entrepreneurship and Regional Development, Journal of International Entrepreneurship, International Marketing Review, International Journal of Retailing and Distribution Management, Journal of International Business Studies, Advances in International Marketing, European Journal of Marketing, Journal of Product Innovation Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review

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Publicado

19.10.2020

Como Citar

Sirimarco, P. H. C., Silva, J. F. da, & Rocha, A. M. C. da. (2020). Relacionamentos na internacionalização de empresas franqueadoras brasileiras. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(3), 46–66. https://doi.org/10.5585/riae.v19i3.17022

Edição

Seção

Artigos