Strategizing em contexto pluralistas: uma revisão narrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i2.16985

Palavras-chave:

Strategizing, Contextos pluralistas, Ambientes complexos, Revisão narrativa da literatura.

Resumo

Objetivo: Considerando que o pluralismo vem sendo relativamente ignorado pelos estudos clássicos em estratégia, e que está cada vez mais presente nas organizações do século XXI (Jarzabkowski & Fenton, 2006), o objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorreu o avanço do conhecimento sobre strategizing em contextos pluralistas a partir da pesquisa de Jarzabkowski e Fenton (2006).

Método: Adotamos uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão narrativa da literatura, com buscas nas plataformas Ebsco, Scopus and Periódicos Capes. Seis publicações sobre strategizing em contextos pluralistas foram selecionadas e agrupadas segundo suas características em comum: tensões na gestão estratégica em contextos pluralistas; estudos empíricos sobre strategizing em contextos pluralistas; e propostas sobre como lidar com o pluralismo das organizações.

Resultados: Nossos resultados indicam que o strategizing em contextos pluralistas é um tema recente e ainda pouco abordado pela agenda de pesquisa em estratégia. Os seis estudos selecionados apontam para tensões inerentes a contextos pluralistas: alguns abordam como certos ambientes lidam com essas pressões e outros propõem soluções para minimizar o pluralismo das organizações.

Originalidade/Relevância: A relevância desta pesquisa centra-se na importância e necessidade de aprofundar o conhecimento sobre strategizing em contextos pluralistas, considerando a pluralidade que compõe as organizações contemporâneas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Nosso estudo contribuiu para a compilação e a análise acerca do avanço do conhecimento sobre strategizing em contextos pluralistas. Identificamos a ascensão do campo de pesquisa e salientamos a necessidade de desenvolver esse tema em vista do avanço da pluralidade que compõe as organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bárbara Zandomenico Perito, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universitat de València (Espanha).

Referências

Allard-Poesi, F. (2010). A Foucauldian perspective on strategic practice: strategy as the art of (un) folding. Cambridge handbook of strategy as practice, 1966, 168.

Alves-Mazzotti, A. J., & Gewandsznajder, F. (1999). O planejamento de pesquisas qualitativas. ______. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2, 147-176.

Andersen, T. J. (2000). Strategic planning, autonomous actions and corporate performance. Long range planning, 33(2), 184-200.

Bolderston, A. (2008). Writing an effective literature review. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, 39(2), 86-92.

Brandt, J. Z., Lavarda, R. A. B., Pereira, M. A. S., & Lozano, L. (2017). Estratégia-como-prática social para a construção da perspectiva de gênero nas políticas públicas em Florianópolis. Revista de Administração Pública-RAP, 51(1), 64-87.

Creswell, J. W. (2010). Mapping the developing landscape of mixed methods research. SAGE handbook of mixed methods in social & behavioral research, 2, 45-68.

Cuccurullo, C., & Lega, F. (2013). Effective strategizing practices in pluralistic settings: the case of Academic Medical Centers. Journal of Management & Governance, 17(3), 609-629.

de La Ville, V. I., & Mounoud, E. (2010). A narrative approach to strategy as practice: strategy making from texts and narratives. Cambridge handbook of strategy as practice, 183-197.

da Silva, S. S., Spers, R. G., Oliveira, M. A., & Fischmann, A. A. (2019). The Strategic Management Practice in an Online Experiential Learning Laboratory. Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), 18(3).

Denis, J. L., Lamothe, L., & Langley, A. (2001). The dynamics of collective leadership and strategic change in pluralistic organizations. Academy of Management journal, 44(4), 809-837.

Denis, J. L., Langley, A., & Rouleau, L. (2007). Strategizing in pluralistic contexts: Rethinking theoretical frames. Human relations, 60(1), 179-215.

Faraco, M. M., Lavarda, R. A. B., & Gelbcke, F. L. (2019). Tomada de decisão em hospitais de ensino: entre formalismo e síntese intuitiva. Revista de Administração Pública, 53(4), 769-779.

Floyd, S. W., & Lane, P. J. (2000). Strategizing throughout the organization: Managing role conflict in strategic renewal. Academy of management review, 25(1), 154-177.

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-revista de administração de empresas, 35(2), 57-63.

Green, B. N., Johnson, C. D., & Adams, A. (2006). Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of chiropractic medicine, 5(3), 101-117.

Hautz, J., Seidl, D., & Whittington, R. (2017). Open strategy: Dimensions, dilemmas, dynamics. Long Range Planning, 50(3), 298-309.

Hodgkinson, G. P., & Sparrow, P. (2002). The competent organization: A psychological analysis of the strategic management process (Vol. 154). Buckingham: Open University Press.

Jarzabkowski, P., & Wilson, D. C. (2004). Pensando e agindo estrategicamente: novos desafios para a análise estratégica. RAE, 44(4), 11-20.

Jarzabkowski, P. (2005). Strategy as practice: An activity based approach. Sage.

Jarzabkowski, P., & Balogun, J. (2009). The practice and process of delivering integration through strategic planning. Journal of Management Studies, 46(8), 1255-1288.

Jarzabkowski, P., Balogun, J., & Seidl, D. (2007). Strategizing: The challenges of a practice perspective. Human relations, 60(1), 5-27.

Jarzabkowski, P., & Fenton, E. (2006). Strategizing and organizing in pluralistic contexts. Long Range Planning, 39(6), 631-648.

Jarzabkowski, P., & Paul Spee, A. (2009). Strategy‐as‐practice: A review and future directions for the field. International journal of management reviews, 11(1), 69-95.

Johnson, G., Melin, L., & Whittington, R. (2003). Micro strategy and strategizing: towards an activity‐based view. Journal of management studies, 40(1), 3-22.

Langley, A. (1999). Strategies for theorizing from process data. Academy of Management review, 24(4), 691-710.

Langley, A. (2007). Process thinking in strategic organization. Strategic organization, 5(3), 271-282.

Lavarda, R. A. B., Canet-Giner, M. T., & Peris-Bonet, F. J. (2010). How middle managers contribute to strategy formation process: connection of strategy processes and strategy practices. Revista de Administração de Empresas, 50(4), 358-370.

Mendes-Da-Silva, W. (2019). Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, 23(2), 1-11.

Meyer Junior, V., Pascucci, L. M., & Meyer, B. (2018). Strategies in universities: tensions between macro intentions and micro actions. Revista de Administração Contemporânea, 22(2), 163-177.

McDaniel Jr, R. R. (2007). Management strategies for complex adaptive systems sensemaking, learning, and improvisation. Performance Improvement Quarterly, 20(2), 21-41.

Mintzberg, H. (1978). Patterns in strategy formation. Management science, 24(9), 934-948.

Pascucci, L., & Meyer Jr, V. (2013). Estratégia em contextos complexos e pluralísticos. Revista de Administração Contemporânea, 17(5), 536-555.

Pascucci, L. M., Meyer Júnior, V., & Crubellate, J. M. (2017). Strategic management in hospitals: Tensions between the managerial and institutional lens. BAR-Brazilian Administration Review, 14(2).

Rajagopalan, N., & Spreitzer, G. M. (1997). Toward a theory of strategic change: A multi-lens perspective and integrative framework. Academy of management review, 22(1), 48-79.

Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, 20(2), v-vi.

Vaz, S. L., & Bulgacov, S. (2018). Envolvimento Estratégico da Média Gerência: Analisando o Passado e Projetando o Futuro. Revista de Administração Contemporânea, 22(3), 380-402.

Venancio, D. M., Lavarda, R. B., & Fiates, G. G. S. (2016). O Papel da Gerência Intermediária na Formação da Estratégia. Revista Ibero Americana de Estratégia, 15(4), 28-42.

Vergara, S. C. (2006). Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Whittington, R. (2006). Completing the practice turn in strategy research. Organization studies, 27(5), 613-634.

Whittington, R., Cailluet, L., & Yakis‐Douglas, B. (2011). Opening strategy: Evolution of a precarious profession. British Journal of Management, 22(3), 531-544.

Downloads

Publicado

19.08.2020

Como Citar

Rossi, E., Perito, B. Z., & Lavarda, R. A. B. (2020). Strategizing em contexto pluralistas: uma revisão narrativa da literatura. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(2), 125–142. https://doi.org/10.5585/riae.v19i2.16985

Edição

Seção

Artigos