Identificando mecanismos para desenvolver capacidades de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2514Palavras-chave:
Organizational Capacity, Capacity Life Cycle, Information Technology Capabilities.Resumo
Capacidades de Tecnologia da Informação são habilidades organizacionais que possibilitam à função de TI entregar valor às diversas atividades da empresa. Este artigo tem como objetivo analisar como capacidades de TI relevantes , tais como capacidade de relacionamento interno e capacidade técnica, foram construídas durante a elaboração, implementação e disseminação do sistema integrado de gestão em uma instituição pública de ensino superior brasileira entre os anos de 2004 e 2009. Para tanto, foi desenvolvido um mapa cognitivo baseado na metodologia SODA , que possibilitou identificar os loops de feedback relevantes neste contexto. Assim, foi possível compreender este processo através das seguintes categorias advindas do mapa: a definição dos sistemas integrados a partir da visão da alta administração; o processo de estender o escopo resultante do desenvolvimento de novos módulos a partir da na participação dos usuários; a expansão da adoção dos sistemas com base na credibilidade da instituição; os mecanismos de aprendizado realizados no setor de TI; e os ajustes organizacionais no setor de TI necessários para manter o desenvolvimento das capacidades técnica e de relacionamento interno. Com base nas entrevistas com os atores envolvidos, foi possível identificar estes mecanismos relevantes responsáveis pelo ciclo de vida das capacidades de TI: criação, desenvolvimento e estabilidade. A análise deste caso bem-sucedido pode lançar uma luz sobre o processo de criação de capacidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 179
- pdf (English) 160