Simulação de cenários na pró-reitoria de gestão de pessoas de uma instituição de educação superior pública do oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2375Palavras-chave:
Estratégia, Cenários, Instituição de Educação Superior.Resumo
Num ambiente de frequentes mudanças, as organizações são constantemente influenciadas pelo ambiente em que atuam. Para as Instituições de Educação Superior a regra é a mesma, portanto, torna-se imprescindível a adoção de estratégias eficazes para o seu sucesso. Este relato técnico tem como objetivo a simulação de cenários na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma Instituição de Educação Superior Pública localizada na região oeste do Paraná. Para isso, aplicou-se o modelo Rojo de Simulação de Cenários (ROJO, 2005) nesta pró-reitoria, uma vez que a prática de simulação de cenários não fazia parte de seu planejamento estratégico. Como contribuição, esta intervenção proporcionou a formulação de estratégias para três cenários projetados: um pessimista, um intermediário e um otimista. Ao final, elaborou-se um plano de ação contendo metas alinhadas às estratégias a fim de minimizar ou aproveitar as contingências futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 154
- pdf 176