Processo de formulação estratégica em uma rede de franquias do setor farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2260Palavras-chave:
Formulação da estratégia, Franchising, Mapas CognitivosResumo
Compreender como o estrategista formula a estratégia organizacional é parte fundamental para entender melhor como as organizações alcançam e mantém suas vantagens competitivas. O objetivo deste estudo é identificar como ocorre o processo de formulação da estratégia pela perspectiva do indivíduo em uma rede de franquias do setor farmacêutico. Para tanto, considerou-se as três dimensões do processo de formulação estratégica de De Witt e Meyer que são: formulação, pensamento e mudança. Os resultados confirmam a existência de paradoxos no processo estratégico, e sugerem, para essa amostra, que os executivos formulam estratégias predominantemente criativas, emergentes e que há um equilíbrio entre mudanças evolucionárias e revolucionárias. Este artigo pode, por meio da identificação de como franqueador e franqueados formulam suas estratégias, auxiliar a determinação das estratégias adequadas no contexto das redes de franquias.
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