Processo de formulação estratégica em uma rede de franquias do setor farmacêutico

Autores

  • Guilherme Smaniotto Tres
  • Marcel Lima Ribeiro Dantas Universidade Potiguar
  • Diego Philipe de Oliveira Godeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Afrânio Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2260

Palavras-chave:

Formulação da estratégia, Franchising, Mapas Cognitivos

Resumo

Compreender como o estrategista formula a estratégia organizacional é parte fundamental para entender melhor como as organizações alcançam e mantém suas vantagens competitivas. O objetivo deste estudo é identificar como ocorre o processo de formulação da estratégia pela perspectiva do indivíduo em uma rede de franquias do setor farmacêutico. Para tanto, considerou-se as três dimensões do processo de formulação estratégica de De Witt e Meyer que são: formulação, pensamento e mudança. Os resultados confirmam a existência de paradoxos no processo estratégico, e sugerem, para essa amostra, que os executivos formulam estratégias predominantemente criativas, emergentes e que há um equilíbrio entre mudanças evolucionárias e revolucionárias. Este artigo pode, por meio da identificação de como franqueador e franqueados formulam suas estratégias, auxiliar a determinação das estratégias adequadas no contexto das redes de franquias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Smaniotto Tres

Graduado em Engenheiro de Telecomunicações pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), MBA Gestão Empresarial - FGV. Mestre em Adminsitração de Empresas -UNINOVE.

Marcel Lima Ribeiro Dantas, Universidade Potiguar

Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Administração pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNI-RN), Pós-Graduação em Farmácia Magistral pela Universidade Castelo Branco e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP).

Diego Philipe de Oliveira Godeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Adminsitração de Empresas (UFRN). Farmacêutico (UnP) Especialista em manipulação Magistral Alopática (UnP). Mestre em Engenharia de Produção (UFRN).

Afrânio Galdino de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Tres, G. S., Dantas, M. L. R., Godeiro, D. P. de O., & Araújo, A. G. de. (2015). Processo de formulação estratégica em uma rede de franquias do setor farmacêutico. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(4), 78–92. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2260

Edição

Seção

Artigos