O papel da vantagem competitiva na relação entre internacionalização e desempenho das exportações: estudo de caso da EFACEC

Autores

  • Orlando Lima Rua Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CECEJ) Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG) Associação Politécnicos do Norte de Portugal
  • Liliana Freitas Melo Universidade Agostinho Neto Universidade Óscar Ribas

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.1995

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem Competitiva, Internacionalização, Exportações.

Resumo

O objetivo principal deste estudo consiste na análise do impacto da internacionalização no desempenho das exportações, alicerçadas na obtenção de vantagem competitiva. Neste contexto, utilizamos a metodologia qualitativa do estudo de caso único da maior e mais representativa multinacional portuguesa do setor electromecânico – grupo EFACEC. Concluimos que as estratégias de internacionalização potenciam positivamente a obtenção de vantagem competitiva, que por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações, sendo este último positivamente influenciado pelas caraterísticas do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.03.2015

Como Citar

Lima Rua, O., & Freitas Melo, L. (2015). O papel da vantagem competitiva na relação entre internacionalização e desempenho das exportações: estudo de caso da EFACEC. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 28–42. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.1995

Edição

Seção

Artigos