As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2054Palavras-chave:
empreendedorismo internacional, negócio internacional, empreendedorismo.Resumo
Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um framework de empreendedorismo internacional (EI). A proposta está fundamentada na revisão crítica de pesquisas empíricas e teóricas internacionais e nacionais dessa área promissora. Os textos analisados foram selecionados nas principais bases científicas disponíveis no Brasil, a saber: Periódicos CAPES, Proquest e Ebsco. Como resultado da pesquisa, seis dimensões do empreendedorismo foram identificadas, quais sejam: propensão à adaptação, redes de relacionamentos, oportunidades internacionais, capacidade de inovar, atitude face ao risco e desenvolvimento de recursos competitivos. No âmbito da prática, tais elementos são expressados em eventos marcantes da internacionalização empresarial com incidência intermitente ao longo da trajetória da internacionalização. Além disso, como implicação para investigações futuras, observa-se que os fatores de processo e contextuais favorecem a aplicação do framework de EI.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01.12.2014
Como Citar
Leite, Y. V. P., & Moraes, W. F. A. de. (2014). As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(4), 91–106. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2054
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.