As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework

Autores

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite UFERSA/UFPE
  • Walter Fernando Araújo de Moraes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2054

Palavras-chave:

empreendedorismo internacional, negócio internacional, empreendedorismo.

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um framework de empreendedorismo internacional (EI). A proposta está fundamentada na revisão crítica de pesquisas empíricas e teóricas internacionais e nacionais dessa área promissora. Os textos analisados foram selecionados nas principais bases científicas disponíveis no Brasil, a saber: Periódicos CAPES, Proquest e Ebsco. Como resultado da pesquisa, seis dimensões do empreendedorismo foram identificadas, quais sejam: propensão à adaptação, redes de relacionamentos, oportunidades internacionais, capacidade de inovar, atitude face ao risco e desenvolvimento de recursos competitivos. No âmbito da prática, tais elementos são expressados em eventos marcantes da internacionalização empresarial com incidência intermitente ao longo da trajetória da internacionalização. Além disso, como implicação para investigações futuras, observa-se que os fatores de processo e contextuais favorecem a aplicação do framework de EI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, UFERSA/UFPE

Professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Leite, Y. V. P., & Moraes, W. F. A. de. (2014). As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(4), 91–106. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2054

Edição

Seção

Artigos