Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores

Autores

  • Tayso Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cristina Hinterlang Secretaria Estadual de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2041

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Metodologia quantitativa, EnANPAD.

Resumo

Objetivou-se investigar a forma como a metodologia quantitativa vem sendo empregada na pesquisa sobre o tema “características inerentes aos empreendedores”. Especificamente, analisamos a produção brasileira exposta no Encontro Nacional da Anpad (EnANPAD) num período de 10 anos, desde 2003, ano da criação de um espaço específico para a produção em empreendedorismo, até 2012. Dentre os 279 artigos acerca de empreendedorismo publicados no EnANPAD nestes 10 anos foi analisada uma amostra intencional de 28 artigos. Em um primeiro momento foram analisados resumos, introduções e objetivos para a classificação dos temas e, posteriormente, procedeu-se à análise minuciosa dos métodos empregados nos estudos. No sentido de oferecer uma análise que proporcione um indicativo de como se caracterizam os estudos sobre empreendedorismo no Brasil em dias hodiernos, investigou-se o tema mais abordado em artigos da área de empreendedorismo para a avaliação do emprego da metodologia quantitativa, justificada também, como alvo desta investigação, por ser o principal método utilizado nos estudos sobre o tema. O estudo permitiu conhecer quais recursos metodológicos são adequados para investigar as características inerentes aos empreendedores e a forma como estes recursos foram utilizados. O nível de qualidade exigido para a publicação no EnANPAD colabora em afirmar sobre a viabilidade das estratégias de pesquisa expostas no presente estudo. Também há aqui uma contribuição para o delineamento do objeto de pesquisa no campo do empreendedorismo, especialmente no Brasil.


DOI:10.5585/riae.v12i4.2041


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Biografia do Autor

Tayso Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/CPGA. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - PPA/UEM.

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Cristina Hinterlang, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

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Publicado

01.12.2013

Como Citar

Silva, T., Pereira, M. F., Costa, A. M., & Hinterlang, C. (2013). Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(4), 181–209. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2041

Edição

Seção

Artigos