Alianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no Brasil

Autores

  • Tamara Esteves de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Miguelangelo Gianezini Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Vanessa Peripoli Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Júlio Otávio Jardim Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2056

Palavras-chave:

aliança comercial, coordenação, estratégia, marketing

Resumo

As alianças mercadológicas surgem como resposta às novas necessidades de mercado e às demandas do consumidor final. No entanto, essas iniciativas ainda apresentam dificuldades de organização e coordenação no âmbito do agronegócio e em especial, no setor da pecuária de corte brasileira. Este estudo busca descrever exemplos de alianças estratégicas deste setor, bem como identificar os elementos de diferenciação que influenciaram em seu desenvolvimento e permanência no mercado. Para tal, foi realizado um estudo dos conceitos de aliança mercadológica sob a ótica das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo as principais dificuldades para a implantação das mesmas e um levantamento documental, para apresentar exemplos de alianças existentes no Brasil e elaborar um framework dos elementos que permitiram o êxito das alianças mercadológicas estudadas. Os resultados apontam que a perspectiva regional, a adoção de certificação específica, o pagamento de prêmio e o tamanho do grupo de produtores envolvidos são elementos de diferenciação que pode influenciar no êxito de determinada aliança neste setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Esteves de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Med. Veterinária. Doutoranda em Agronegócios pela UFRGS.

Miguelangelo Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Administrador. Doutor em Agronegócios, com Pós-doutorado pela UFRGS. Docente Permanente do PPG em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC.

Vanessa Peripoli, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Zootecnista, Mestre e Doutora em Zootecnia (Produção Aninal) pela UFRGS.

Júlio Otávio Jardim Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Méd. Veterinário. Doutor em Zootecnia. Docente Permanente do PPG em Agronegócios e do PPG em Zootenia da UFRGS.

Downloads

Publicado

01.06.2015

Como Citar

Oliveira, T. E. de, Gianezini, M., Peripoli, V., & Barcellos, J. O. J. (2015). Alianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(2), 40–50. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2056

Edição

Seção

Artigos