Estratégias de sobrevivência e avanço numa organização do terceiro setor: o papel dos capacitadores do conhecimento na Junior Achievement de Minas Geraispacitadores do Conhecimento na Junior Achievement de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.2107Palavras-chave:
estratégia, gestão do conhecimento, capacitadores para o conhecimento, inovaçãoResumo
Conhecimento e inovação sempre caminharam juntos. Alguns autores vincularm a gestão do conhecimento (GC) como fator estratégico determinante para o desenvolvimento das organizações, para o processo de inovação contínua e o consequente aumento da competitividade. Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições dos capacitadores do conhecimento para a criação do conhecimento e as estratégias de sobrevivência e avanço numa empresa do terceiro setor, à luz do modelo de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001). O estudo de caso descritivo foi realizado na Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG) cuja missão é a difusão da educação empreendedora e que tem no conhecimento e na inovação seus principais produtos e ativos. Os resultados mostraram que os capacitadores do conhecimento analisados contribuem para a criação do conhecimento na JAMG e para suas estratégias de sobrevivência e avanço. O capacitador "criar o contexto adequado" revela ser o ponto mais forte da organização; a qualidade do seu ambiente interno, no qual os relacionamentos dos colaboradores aparentam ser "permeados pela solicitude e pelo humanismo". Também foram identificados vários pontos de melhoria.
DOI:10.5585/riae.v13i1.2107
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 145
- PDF 153