Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.1985Palavras-chave:
Franchising, Internacionalização de Franquias, Franchising e Entrada no Mercado Estrangeiro, Métodos de Entrada no Exterior por Franquias.Resumo
Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. A partir de um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Dentre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil.
DOI:10.5585/riae.v13i1.1985
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