UMA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS ANÁLISES SWOT/PEST PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1655Palavras-chave:
Estratégia, Vantagem competitiva, Defesa de mercado, Análise SWOT/PESTResumo
Este trabalho teve como principal objetivo discutir e analisar as estratégias de defesa de mercado desenvolvidas por duas empresas, frente à entrada de novos concorrentes. O método utilizado foi um estudo de casos múltiplos, sendo analisadas duas empresas: uma rede supermercadista e uma instituição de ensino. Para análise dos resultados, foi realizado um estudo dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (SWOT) e uma análise do macro-ambiente em que as empresas atuam (PEST). Os dados da PEST foram classificados conjuntamente com os resultados da SWOT, dando origem a uma matriz de análise conjunta SWOT/PEST. Como conclusões, constatou-se que a utilização de estratégias de defesa de mercado, no segmento de varejo/serviços, baseadas no fortalecimento da marca é eficaz; entretanto, aquelas devem vir acompanhadas de ações voltadas também para a variável preço, principalmente quando os concorrentes adotam políticas agressivas de precificação.
http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1655
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