UMA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS ANÁLISES SWOT/PEST PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO VAREJO

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP
  • Lucas Sciencia do Prado Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP
  • Edgard Monforte Merlo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1655

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem competitiva, Defesa de mercado, Análise SWOT/PEST

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo discutir e analisar as estratégias de defesa de mercado desenvolvidas por duas empresas, frente à entrada de novos concorrentes. O método utilizado foi um estudo de casos múltiplos, sendo analisadas duas empresas: uma rede supermercadista e uma instituição de ensino. Para análise dos resultados, foi realizado um estudo dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (SWOT) e uma análise do macro-ambiente em que as empresas atuam (PEST). Os dados da PEST foram classificados conjuntamente com os resultados da SWOT, dando origem a uma matriz de análise conjunta SWOT/PEST. Como conclusões, constatou-se que a utilização de estratégias de defesa de mercado, no segmento de varejo/serviços, baseadas no fortalecimento da marca é eficaz; entretanto, aquelas devem vir acompanhadas de ações voltadas também para a variável preço, principalmente quando os concorrentes adotam políticas agressivas de precificação.

 

http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1655

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harrison Bachion Ceribeli, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Mestrando em Administração de Organizações pela FEARP/USP.Prof. Instituto de Ensino Superior COC.

Lucas Sciencia do Prado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Mestrando em Administração de Organizações pela FEARP/USP.

Edgard Monforte Merlo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Prof. Dr. FEARP/USPLivre Docente pela FEARP/USP

Downloads

Publicado

27.07.2010

Como Citar

Ceribeli, H. B., do Prado, L. S., & Merlo, E. M. (2010). UMA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS ANÁLISES SWOT/PEST PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO VAREJO. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(1), 77–101. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1655

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 329
  • PDF 258