Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1726Palavras-chave:
Estratégias, Competição, Cooperação, Joias.Resumo
O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores condicionantes do desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas nas indústrias de joias de Guaporé-RS. Os procedimentos metodológicos empregados no estudo são explicados pela pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados através de questionário e as empresas produtoras de joias escolhidas aleatoriamente. Os dados foram analisados através da transcrição das respostas dos questionários e organizados em quadros para uma melhor compreensão. Os resultados indicam que as empresas utilizam estratégias competitivas e cooperativas que são delineadas pensando em produzir produtos com preços baixos, diferenciados, especialmente por estarem num ambiente pressionado por produtos importados que disputam a preferência dos consumidores.
DOI:10.5585/riae.v11i2.1826
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.