Raciocínio Effectual e Raciocínio Causal na Criação de Novos Negócios: Um Estudo de Caso

Autores

  • Juan Miguel Rosa González Mestrando em Administração UFRN
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hilka Vier Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1718

Palavras-chave:

empreendedorismo, criação de empresas, effectuation

Resumo

O artigo foca o processo de criação de novos negócios à luz da abordagem effectuation, que explica o fenômeno do empreendedorismo a partir de postulados substancialmente diferentes aos da abordagem causal tradicional. Depois de uma descrição dos pressupostos básicos do raciocínio effectual e das diferenças principais entre ele e o raciocínio causal, o trabalho apresenta o caso do grupo Vamtec, organização de capital nacional criada na década de 80 do século XX e que atua no desenvolvimento, produção e comercialização de materiais e serviços para a siderurgia. Através de entrevista semi-estruturada em profundidade com o empreendedor que idealizou o negócio, são descritos os principais acontecimentos que tiveram lugar durante as fases iniciais do projeto. Os resultados desse estudo de caso são discutidos na sequência e imediatamente se apresentam as considerações finais do trabalho, dentre as quais se destaca a relação entre os meios que o empreendedor dispunha na época e a formatação do novo negócio, além da preferência por uma estratégia de desenho sobre uma estratégia de decisão e a priorização de parcerias estratégicas sobre a realização de pesquisas de mercado formais, aspectos todos eles contemplados pela abordagem effectual.

DOI:10.5585/riae.v10i2.1718

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Biografia do Autor

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Administração

Hilka Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Engenharia de Produção

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Publicado

24.10.2011

Como Citar

González, J. M. R., Añez, M. E. M., & Machado, H. V. (2011). Raciocínio Effectual e Raciocínio Causal na Criação de Novos Negócios: Um Estudo de Caso. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(2), 140–158. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1718

Edição

Seção

Artigos