Proposta de uma Estratégia para o Desenvolvimento de Novos Cursos de Ensino Superior

Autores

  • Emerson Wagner Mainardes Universidade da Beira Interior/UBI
  • Maria José Silva Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Maria José Domingues Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1685

Palavras-chave:

Estratégia em serviços. Serviços educacionais. Novos cursos de ensino superior. Gestão universitária.

Resumo

O estudo apresenta proposta de um modelo que sistematiza o processo de construção de um novo curso de ensino superior. Buscou-se por meio de pesquisas anteriores que esclarecem as estratégias em serviços e a oferta de novos serviços, o desenvolvimento de novos serviços educacionais. Apoiado nos estudos encontrados sobre o desenvolvimento de novos serviços para o setor educacional, foi possível a construção do modelo, que é dividido em: antecedentes, desenvolvimento e implementação do novo curso no ensino superior. Ao final da pesquisa, o modelo proposto foi comparado aos processos realizados por uma instituição de ensino superior. O modelo proposto pode ser útil para os gestores das instituições de ensino superior, quando estes decidem pela oferta de novos cursos ao mercado.

DOI:10.5585/riae.v10i2.1685

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Biografia do Autor

Emerson Wagner Mainardes, Universidade da Beira Interior/UBI

Mestre em Adminsitração pela FURBDoutorando em Gestão pela UBI

Maria José Silva, Universidade da Beira Interior (UBI)

Doutora em Gestão pela UBIProfessora Auxiliar da UBIDepartamento de Gestão e Economia

Maria José Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCProfessora Titular da FURBCentro de Ciências Sociais Aplicadas

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Publicado

24.10.2011

Como Citar

Mainardes, E. W., Silva, M. J., & Domingues, M. J. (2011). Proposta de uma Estratégia para o Desenvolvimento de Novos Cursos de Ensino Superior. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(2), 58–83. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1685

Edição

Seção

Artigos