Andando na Corda Bamba? Análise da Fragilidade da Emoção como Vantagem Competitiva na Criação de Valor do Cirque Du Soleil<br>http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i3.1696

Autores

  • Felipe Cavalcante de Almeida Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Alyne Oliveira Vale Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Sérgio H. A. Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1696

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem competitiva, Emoção, Cirque du Soleil.

Resumo

Diversos aspectos positivos podem ser criados por meio de um relacionamento emocional entre empresa e consumidores, entretanto, a complexidade dos processos emocionais pode se tornar um desafio ao crescimento em longo prazo de empresas que busquem utilizar tal estratégia. Definiu-se, portanto, como objetivo evidenciar possíveis fragilidades de estratégias organizacionais que buscam a criação de valor por meio de aspectos emocionais. Para isso foi realizado um estudo de caso na empresa canadense Cirque du Soleil, onde a coleta de dados foi composta por uma entrevista com a chefe de relações públicas da empresa e por outras entrevistas coletadas por meio de dados secundários; por uma imersão de três meses em um dos espetáculos da companhia; e pela coleta de dados secundários provenientes de mídias eletrônicas e impresas. A análise e interpretação dos dados foram feitas por meio da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que apesar do rápido crescimento e sucesso da empresa, existem certos desafios à continuidade do crescimento ligados com a consolidação de relações emocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Cavalcante de Almeida, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrando em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – CE, Brasil.

Alyne Oliveira Vale, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – CE, Brasil.

Sérgio H. A. Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – CE, Brasil.Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV – SP.

Downloads

Publicado

28.01.2011

Como Citar

Almeida, F. C. de, Vale, A. O., & Forte, S. H. A. C. (2011). Andando na Corda Bamba? Análise da Fragilidade da Emoção como Vantagem Competitiva na Criação de Valor do Cirque Du Soleil<br>http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i3.1696. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(3), 174–201. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1696

Edição

Seção

Artigos