Mitigando Aspectos Negativos do Isomorfismo Mimético no Varejo

Autores

  • Marcelo Carvalho Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Daniela Menezes Garzaro Universidade Nove de Julho- UNINOVE
  • Otávio Bandeira de Lamônica Freiree Universidade de São Paulo-USP
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.2637

Palavras-chave:

Varejo de calçados, Isomorfismo mimético, Paradoxo da escolha, Gestão de compras

Resumo

Objetivo: O objetivo deste relato técnico é propor ações para um comércio varejista de calçados que resultem em uma equalização entre variedade de produtos ofertados, nível de estoque e capital investido.

Método: Como método desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, tendo por estratégia, o estudo de caso em um pequeno varejo calçadista em São Paulo.

Relevância: Este artigo examina características isomórficas em um pequeno comércio varejista de calçados, ilustra detalhes de gestão no setor, e propõe ações para a melhoria do negócio.

Resultados: O relato técnico evidenciou os principais problemas existentes na gestão da loja, sendo, excesso de variedade de produtos ofertados, alto nível de estoque e alto valor no capital investido.

Contribuições: O relatório destacou os principais problemas observados na gestão de um pequeno comércio varejista de calçados em São Paulo, e ofereceu uma alternativa para o modelo de gerenciamento vigente.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Daniela Menezes Garzaro, Universidade Nove de Julho- UNINOVE

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Docente em Administração na Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Otávio Bandeira de Lamônica Freiree, Universidade de São Paulo-USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Editor Associado de Marketing do RAUSP Management Journal.

André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo. Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing - REMARK.

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Publicado

08.07.2019

Como Citar

Carvalho, M., Garzaro, D. M., de Lamônica Freiree, O. B., & Urdan, A. T. (2019). Mitigando Aspectos Negativos do Isomorfismo Mimético no Varejo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(3), 498–507. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.2637

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos