Modelos de negócio e vantagem competitiva: uma abordagem dinâmica

Autores

  • Soraya Cardoso Pongelupe Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Humberto Elias Garcia Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Karina Garcia Coleta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Vivian Cândido Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2698

Palavras-chave:

Modelos de negócio, Vantagem Competitiva, Canvas, Abordagem Dinâmica

Resumo

Objetivo: Demonstrar como o modelo de negócio Canvas pode se tornar dinâmico a partir de uma perspectiva conceitual.

Metodologia / abordagem: Este estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com abordagem teórica, baseada nos principais teóricos.

Originalidade / Relevância: Este estudo pressupõe o fortalecimento da literatura de modelo de negócio na perspectiva da competitividade dinâmica. Ele define modelo de negócio dinâmico e o diferencia de um modelo estático. Isso permite avaliar os fatores que fazem com que um modelo de negócio se torne estático e, portanto, não esteja preparado para uma lógica de negócios que crie valor e gere vantagem competitiva.

Principais resultados: No final do ensaio, foi possível entender, a partir de uma perspectiva teórica, que o Modelo de Negócio Dinâmico contribui para a criação de valor e a geração de vantagem sustentável em ambientes de alta mudança.

Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo identificou três pressupostos conceituais que constituem o modelo de negócio dinâmico. Primeiro, o desenho dos modelos de negócios - interdependência e conexão entre seus elementos constitutivos. Em segundo lugar, os modelos de negócios ligados a capacidades dinâmicas. E por fim, a busca pela captura de valor e geração de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas. A partir dessas conclusões, foi possível avaliar o modelo de negócio Canvas na perspectiva de um modelo dinâmico.

Palavras-chave: Modelos de negócio; Vantagem Competitiva; Canvas; Abordagem Dinâmica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Cardoso Pongelupe Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Deprtamento de Administração

Humberto Elias Garcia Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Deprtamento de Administração

Karina Garcia Coleta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Deprtamento de Administração

Vivian Cândido Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Deprtamento de Administração

Downloads

Publicado

03.01.2019

Como Citar

Lopes, S. C. P., Lopes, H. E. G., Coleta, K. G., & Rodrigues, V. C. (2019). Modelos de negócio e vantagem competitiva: uma abordagem dinâmica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(1), 90–105. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2698

Edição

Seção

Artigos