Modelos de negócio e vantagem competitiva: uma abordagem dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2698Palavras-chave:
Modelos de negócio, Vantagem Competitiva, Canvas, Abordagem DinâmicaResumo
Objetivo: Demonstrar como o modelo de negócio Canvas pode se tornar dinâmico a partir de uma perspectiva conceitual.
Metodologia / abordagem: Este estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com abordagem teórica, baseada nos principais teóricos.
Originalidade / Relevância: Este estudo pressupõe o fortalecimento da literatura de modelo de negócio na perspectiva da competitividade dinâmica. Ele define modelo de negócio dinâmico e o diferencia de um modelo estático. Isso permite avaliar os fatores que fazem com que um modelo de negócio se torne estático e, portanto, não esteja preparado para uma lógica de negócios que crie valor e gere vantagem competitiva.
Principais resultados: No final do ensaio, foi possível entender, a partir de uma perspectiva teórica, que o Modelo de Negócio Dinâmico contribui para a criação de valor e a geração de vantagem sustentável em ambientes de alta mudança.
Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo identificou três pressupostos conceituais que constituem o modelo de negócio dinâmico. Primeiro, o desenho dos modelos de negócios - interdependência e conexão entre seus elementos constitutivos. Em segundo lugar, os modelos de negócios ligados a capacidades dinâmicas. E por fim, a busca pela captura de valor e geração de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas. A partir dessas conclusões, foi possível avaliar o modelo de negócio Canvas na perspectiva de um modelo dinâmico.
Palavras-chave: Modelos de negócio; Vantagem Competitiva; Canvas; Abordagem Dinâmica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.