Complementaridade como um gerador de valor em Processos de adopção de business intelligence & analytics

Autores

  • Valter Moreno IBMEC
  • Felipe Elias Lobo Vieira da Silva Ibmec Business School
  • Rodrigo Ferreira Ibmec Business School
  • Fernando Filardi Ibmec Business School Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2678

Palavras-chave:

Business Intelligence, Gestão de Tecnologia da Informação, Visão Baseada em Recursos, Valor de TI, Recursos Complementares

Resumo

Objetivo: Os investimentos em Business Intelligence and Analytics (BI&A) são cada vez mais essenciais para a competitividade das empresas. Apoiado na Visão Baseada em Recursos (VBR), este estudo analisou a implementação de um sistema de BI&A no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avaliar a geração de valor para a organização.

Método: Coletamos dados qualitativos por meio de entrevistas, observação participante e em documentos internos e comunicações.  A análise dos dados seguiu o processo usual de codificação, agregação e síntese, com auxílio do Atlas.ti, um software de análise de dados qualitativos.

Originalidade: As abordagens tradicionais de avaliação de investimentos em Tecnologia da Informação (TI), especialmente no caso de sistemas de BI&A, negligenciam a natureza dinâmica e as influências mútuas dos ativos e capacidades de TI e as capacidades sócio-organizacionais complementares, no processo de geração de valor para o negócio. Além disso, a Visão Baseada em Recursos tem sido pouco empregada no estudo do impacto de sistemas de BI&A nas organizações.

Resultados: Os resultados do estudo revelaram o papel fundamental desempenhado pelos recursos e capacidades organizacionais e de TI no processo de adoção de BI&A, bem como a importância da dinâmica de complementaridade e seus resultados positivos.

Contribuições teóricas: Nesta pesquisa, fornecemos evidências do potencial da VBR para elucidar as complexidades envolvidas no uso da TI para a geração de valor para o negócio sustentável, e, portanto, para explicar os diferentes resultados obtidos por organizações que adotam sistemas de BI&A.

Palavras-chave: Business Intelligence; Gestão de Tecnologia da Informação; Visão Baseada em Recursos; Valor de TI; Recursos Complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Moreno, IBMEC

Pós-doutorado em Administração em andamento pela Universidade de São Paulo - USP;Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP;Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - FGV/EBAPE .

Felipe Elias Lobo Vieira da Silva, Ibmec Business School

Mestre em Administração pelas Faculdades Ibmec, São Paulo, Brasil. Contador do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Rodrigo Ferreira, Ibmec Business School

Mestre em Administração pelas Faculdades Ibmec, São Paulo, Brasil.

Fernando Filardi, Ibmec Business School Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração das Faculdades Ibmec.

Downloads

Publicado

06.01.2019

Como Citar

Moreno, V., Vieira da Silva, F. E. L., Ferreira, R., & Filardi, F. (2019). Complementaridade como um gerador de valor em Processos de adopção de business intelligence & analytics. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(1), 57–70. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2678

Edição

Seção

Artigos