Grupos estratégicos: um estudo dos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo

Autores

  • Taiguara Freitas Langrafe Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • João Maurício Gama Boaventura Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil
  • Ralph Santos da Silva Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista
  • Dirceu da Silva Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Palavras-chave:

Estratégia, Cursos de Administração, Comparação entre cursos superiores.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar os grupos estratégicos formados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) ofertando cursos de graduação em Administração na cidade de São Paulo. A pesquisa é do tipo exploratória, visto que não há hipóteses de pesquisa a serem testadas e por tratar-se de proposta inédita. Entretanto, adquire características descritivas a partir da constatação dos agrupamentos. Utilizaram-se dados primários coletados sobre cada curso de graduação em Administração da capital paulista nas respectivas instituições pesquisadas e dados secundários, majoritariamente obtidos no Ministério da Educação e Cultura (MEC). As variáveis regulatórias adotadas incorporam dimensões institucionais isomórficas coercitivas. Os resultados obtidos corroboram o uso desse instrumento com essas variáveis regulatórias, pois melhora a análise estrutural do setor, podendo servir como referência para estudos de outros setores sujeitos a forças regulatórias como as encontradas explicitamente na Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiguara Freitas Langrafe, Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

é graduado em Administração (2000) e Mestre em Administração (2006) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), instituição na qual é Docente desde 2001. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento e Chefe do Gabinete da Reitoria da FECAP, com participação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Conselho Universitário (CONSUNI). Coordena a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desde 2007.

João Maurício Gama Boaventura, Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil

Graduado em Administração de Empresas (1987) e em Ciências Contábeis pela (1990) pela FEA-USP. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, da RAUSP. Revista de Administração e da Revista Gestão & Regionalidade. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Instituto de Administração - FIA, do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP, da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado - FECAP e da Trevisan Escola de Negócios

Ralph Santos da Silva, Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com estágio de doutorado de 8 meses na Universidade de Chicago.

Dirceu da Silva, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados.

Downloads

Publicado

18.09.2009

Como Citar

Langrafe, T. F., Boaventura, J. M. G., da Silva, R. S., & da Silva, D. (2009). Grupos estratégicos: um estudo dos cursos de graduação em administração na cidade de São Paulo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(1), 78–101. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Edição

Seção

Artigos