Grupos estratégicos: un estudio de los cursos de licenciatura en administración en la ciudad de São Paulo

Autores/as

  • Taiguara Freitas Langrafe Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • João Maurício Gama Boaventura Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil
  • Ralph Santos da Silva Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista
  • Dirceu da Silva Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Palabras clave:

Estrategia, Cursos de Administración, Comparación entre cursos superiores.

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo identificar los grupos estratégicos formados por las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) que ofertan cursos de licenciatura en Administración en la ciudad de São Paulo. La investigación es exploratoria, una vez que no existen hipótesis de investigación a ser probadas y por ser una propuesta inédita. Sin embargo, la investigación también tiene características descriptivas a partir de la constatación de los agrupamientos. Se utilizaron datos primarios colectados sobre cada curso de licenciatura en Administración de la capital paulista en las respectivas instituciones investigadas y datos secundarios, que fueron obtenidos principalmente en el Ministerio de Educación y Cultura (MEC). Las variables reguladoras adoptadas incorporaron dimensiones institucionales isomórficas coercitivas. Los resultados obtenidos corroboran el uso de este instrumento con esas variables regulatorias, por mejorar el análisis estructural del sector, pudiendo servir como referencia para estudios de otros sectores sujetos a fuerzas reguladoras como las que fueron encontradas explícitamente en la Educación Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taiguara Freitas Langrafe, Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

é graduado em Administração (2000) e Mestre em Administração (2006) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), instituição na qual é Docente desde 2001. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento e Chefe do Gabinete da Reitoria da FECAP, com participação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Conselho Universitário (CONSUNI). Coordena a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desde 2007.

João Maurício Gama Boaventura, Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil

Graduado em Administração de Empresas (1987) e em Ciências Contábeis pela (1990) pela FEA-USP. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, da RAUSP. Revista de Administração e da Revista Gestão & Regionalidade. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Instituto de Administração - FIA, do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP, da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado - FECAP e da Trevisan Escola de Negócios

Ralph Santos da Silva, Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com estágio de doutorado de 8 meses na Universidade de Chicago.

Dirceu da Silva, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados.

Publicado

2009-09-18

Cómo citar

Langrafe, T. F., Boaventura, J. M. G., da Silva, R. S., & da Silva, D. (2009). Grupos estratégicos: un estudio de los cursos de licenciatura en administración en la ciudad de São Paulo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(1), 78–101. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Número

Sección

Articles