O alinhamento estratégico entre as áreas de Tecnologia da Informação e de negócios: estudo em banco estatal brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.1378Palavras-chave:
Alinhamento estratégico. Banco estatal brasileiro. Negócios. Planejamento estratégico. Tecnologia da informação.Resumo
Este estudo teve como finalidade avaliar a área de Tecnologia de Informação (TI), de um grande banco estatal brasileiro em relação ao planejamento estratégico da instituição. A pesquisa descritiva, com método quantitativo, foi realizada por meio de questionário estruturado, não disfarçado, com questões fechadas. Os sujeitos sociais pesquisados foram os profissionais que ocupam posições de gerência, coordenação, análise de negócios e de sistemas dessa organização. Os dados coletados foram tratados pela técnica multivariada da análise fatorial, por intermédio do aplicativo SPSSV13. Os resultados mostram a compreensão que o corpo técnico de TI da empresa possui das políticas e do planejamento estratégico estabelecidos pela administração para a instituição. Os resultados destacaram o alinhamento estratégico da área de TI e das estratégias tecnológicas como fatores que definem o papel da área de TI para os negócios da instituição.