O alinhamento estratégico entre as áreas de Tecnologia da Informação e de negócios: estudo em banco estatal brasileiro

Autores

  • Gilberto Perez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcel Ginotti Pires Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Amélia Silveira FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.1378

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico. Banco estatal brasileiro. Negócios. Planejamento estratégico. Tecnologia da informação.

Resumo

Este estudo teve como finalidade avaliar a área de Tecnologia de Informação (TI), de um grande banco estatal brasileiro em relação ao planejamento estratégico da instituição. A pesquisa descritiva, com método quantitativo, foi realizada por meio de questionário estruturado, não disfarçado, com questões fechadas. Os sujeitos sociais pesquisados foram os profissionais que ocupam posições de gerência, coordenação, análise de negócios e de sistemas dessa organização. Os dados coletados foram tratados pela técnica multivariada da análise fatorial, por intermédio do aplicativo SPSSV13. Os resultados mostram a compreensão que o corpo técnico de TI da empresa possui das políticas e do planejamento estratégico estabelecidos pela administração para a instituição. Os resultados destacaram o alinhamento estratégico da área de TI e das estratégias tecnológicas como fatores que definem o papel da área de TI para os negócios da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas – FEA/USP; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP

Marcel Ginotti Pires, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração – FEA/USP; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP

Amélia Silveira, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências da Comunicação – USP; FURB . Blumenau - SC

Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas – FEA/USP; Universidade Presbiteriana Mackenzie; São Paulo - SP

Downloads

Publicado

26.05.2009

Como Citar

Perez, G., Pires, M. G., Silveira, A., & Zilber, M. A. (2009). O alinhamento estratégico entre as áreas de Tecnologia da Informação e de negócios: estudo em banco estatal brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 7(2), 111–124. https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.1378

Edição

Seção

Artigos