O Consenso do Consenso Estratégico: Um Estudo sobre o Estado da Arte do Tema

Autores

  • Marcelo Curth Feevale e UniRitter
  • Renata Araujo Bernardon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Puc - RS
  • Guilherme Trez Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2465

Palavras-chave:

Consenso, Estratégia, Tomada de Decisão.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o estado da arte sobre consenso estratégico, ressaltando as abordagens utilizadas, a natureza do método de pesquisa utilizado, os resultados encontrados e a agenda futura para estudos do tema. Analisando as últimas quatro décadas de publicações, concluiu-se que relacionar o consenso estratégico somente com a performance e com os níveis estratégicos pode ser entendido como algo limitado, o que sugere a necessidade de trazer para o campo da investigação novos aspectos e contextos como inovação, processo de geração de novas ideias, a ocorrência do consenso além do nível de Top Management Team (TMT), entre outros. Além disso, também conclui-se que a abordagem predominante do consenso estratégico é por processo, bem como a metodologia utilizada é baseada em técnicas quantitativas. Como sugestão de estudos futuros, o presente estudo indica a investigação de situações em que o consenso estratégico não é positivo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Curth, Feevale e UniRitter

Professor e pesquisador dos temas comportamento do consumidor e marketing de relacionamento.

Renata Araujo Bernardon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Puc - RS

Diretora do Centro de Educação Continuada da PUCRS - EDUCON, professora em nível de graduação e pós graduação de disciplinas relacionadas ao tema de Gestão de Empresas Familiares, além de atuar como conselheira independente em conselhos de administração.

Guilherme Trez, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência de pesquisa e consultoria em empresas de diversos setores.

Downloads

Publicado

07.11.2018

Como Citar

Curth, M., Bernardon, R. A., & Trez, G. (2018). O Consenso do Consenso Estratégico: Um Estudo sobre o Estado da Arte do Tema. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(1), 76–92. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2465

Edição

Seção

Artigos