Gestão Pública: Construção de um Modelo Construtivista para Apoiar a Escola Virtual de Administração Pública de Santa Catarina no Combate à Evasão da Capacitação a Distância

Autores

  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Barbara Gonçalves Amaral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2656

Palavras-chave:

Gestão pública, Evasão, Capacitação, Educação a Distância, Abordagem Construtivista

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo construir um modelo construtivista que subsidie a gestão dos cursos de capacitação, via Moodle, ofertados pela Escola Virtual de Administração Pública, do Estado de Santa Catarina (SEA-SC), no que se refere ao combate à evasão dos servidores matriculados.Metodologia/Abordagem: Adotou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) para subsidiar a construção do modelo com base na perspectiva dos decisores (Diretora da Escola e Administrador da SEA). Para a seleção do aporte teórico, utilizou-se o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). Os pesquisadores adotaram uma abordagem epistemológica Construtivista.Originalidade/Relevância: Na literatura sobre capacitação a distância, observa-se uma lacuna de um processo para avaliar a evasão nesses cursos e, consequentemente, auxiliar o processo decisório dos seus gestores e planejadores.Principais resultados: Com base na geração de conhecimento dos gestores, apontam-se estes resultados: (i) 13 aspectos foram considerados como necessários e suficientes para avaliar o desempenho dos cursos de capacitação, via Moodle, e para estes, escalas ordinais foram construídas e seus níveis de referência foram definidos; (ii) o statu quo nos 13 indicadores do modelo ad hoc foi identificado; (iii) a área ‘Gestão da Evasão’ evidenciou a necessidade de ações de melhoria nestes aspectos: existência de tutoriais e inscrições simultâneas em múltiplos cursos; e (iv) algumas divergências entre os aspectos (indicadores) propostos pela literatura e os considerados relevantes pelos gestores; característica das investigações norteadas pela abordagem qualitativa e epistemologia construtivista.Contribuição Teórica/Metodológicas: Este artigo apresenta a dualidade sobre a compreensão do processo e os fatores de evasão dos cursos de capacitação entre literatura e percepção empírica. Assim, evidencia como uma condução em bases construtivistas por considerar os valores, objetivos e percepções do contexto pode resultar em um instrumento (modelo) legítimo.

 

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Biografia do Autor

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Barbara Gonçalves Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Federal de Santa Catarina

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

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Publicado

04.10.2018

Como Citar

Ensslin, S. R., Amaral, B. G., Valmorbida, S. M. I., & Dutra, A. (2018). Gestão Pública: Construção de um Modelo Construtivista para Apoiar a Escola Virtual de Administração Pública de Santa Catarina no Combate à Evasão da Capacitação a Distância. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(4), 90–110. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2656

Edição

Seção

Artigos