Quanto vale o show? O ingresso de futebol sob uma perspectiva hedônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.15802

Palavras-chave:

Preços hedônicos, Ingressos, Futebol, Valoração, Consumidor

Resumo

Objetivo: Este artigo visa atribuir valor à influência de alguns aspectos característicos do futebol presentes no processo de precificação dos ingressos dos jogos, tendo como foco o torcedor.

Método: Segundo o enfoque quantitativo, é utilizado um modelo regressivo à luz da metodologia hedônica aplicada sobre uma base de dados primária, coletada no Estado de São Paulo, Brasil, com intuito de obter os preços implícitos de cada fator no preço realizado dos ingressos.

Originalidade/Relevância: Apresenta-se um estudo que, através de uma proposta de modelagem inédita ao contexto do marketing esportivo aplicada a uma base de dados primários, busca o entendimento do quanto, em termos monetários, aspectos estruturais ou individuais afetam o preço realizado dos ingressos de jogos esportivos.

Resultados: Algumas características relativas ao jogo se mostraram relevantes e tiveram seus preços implícitos estimados em relação a um chamado preço-base, como o clube mandante (com estratos de acréscimo no preço entre 31,31 a 163,10%), forma de aquisição (com a bilheteria e o cambismo incrementando o preço em 14,74% e 166,28% em relação aos programas de relacionamento, respectivamente) e qualidade do estádio (aumento de 61,75% no preço para os estádios mais bem classificados nesse quesito).

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição teórica é a aplicação da teoria hedônica ao composto de preço à realidade dos torcedores de futebol e sua sensibilidade a esse constructo. Valeu-se para tanto como proposta metodológica da modelagem hedônica, que permitiu determinar alguns dos principais atributos de segmentação destes consumidores e o impacto que tiveram na precificação dos ingressos por parte dos clubes e organizadores.

Contribuições para a gestão: Diante da inciativa de profissionalizar a gestão esportiva no Brasil, com a ocorrência recente de grandes investimentos tanto públicos e privados (como os estádios da Copa do Mundo), espera-se que tal conhecimento possa ser relevante no sentido de aproximar as preferências de torcedores como consumidores da ação dos clubes e entidades gestoras do esporte (confederações, consórcios e patrocinadores).

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Biografia do Autor

Pedro Forti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração na Linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Lilian Maluf de Lima, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Professora Doutora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia

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Publicado

28.07.2021

Como Citar

Forti, P., & de Lima, L. M. (2021). Quanto vale o show? O ingresso de futebol sob uma perspectiva hedônica. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(3), 518–547. https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.15802

Edição

Seção

Artigos