Valores Pessoais das Mulheres Empresárias: Aplicação da Escala LOV

Autores

  • Ivana Carneiro Almeida UFVJM e UFLA
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – ICSA – UNIFAL.
  • Ricardo de Souza Sette Professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Lavras – UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2181

Palavras-chave:

Valores Pessoais, LOV, Mulheres Empresárias, Comportamento do Consumidor

Resumo

O papel dos valores pessoais como padrões ou critérios que influenciam as escolhas dos indivíduos sugere o relacionamento dos valores com o comportamento. Com base neste entendimento, o conceito de valores humanos tem sido utilizado nas ciências sociais para entender diversos assuntos como o uso de mídia, comportamento religioso e político, as preferências e o comportamento do consumidor. Baseado nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar os valores das mulheres empresárias tendo como base a escala List of Values – LOV (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de mulheres empresárias permitiu verificar que os valores “Diversão”, “Sentido de realização” e “Respeito Próprio” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da analise de componentes principais extraíram três dimensões da escala: “Valores individuais” e “Valores Coletivos”. Sendo que o valor “Senso de Realização” a maioria das mulheres identifica como o muito importante. Portanto, o grupo de mulheres empresárias atribuiu diferentes graus de importância aos valores pessoais como guias de conduta em suas vidas. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2181

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Carneiro Almeida, UFVJM e UFLA

Departamento de Administração Area: marketing e comportamneto do consumidor

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – ICSA – UNIFAL.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – ICSA – UNIFAL.

Ricardo de Souza Sette, Professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Fundação – FGV- SP Professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA

Downloads

Publicado

08.12.2010

Como Citar

Almeida, I. C., Vilas Boas, L. H. de B., Sette, R. de S., & de Oliveira, A. S. (2010). Valores Pessoais das Mulheres Empresárias: Aplicação da Escala LOV. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 49–68. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2181