Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar

Autores

  • Leandro Mazzei Universidade Nove de Julho
  • Nara Silveira de Oliveira Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo
  • Ary José Rocco Jr. Universidade Nove de Julho
  • Flávia da Cunha Bastos Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2625

Palavras-chave:

marketing esportivo, indústria do esporte, produção acadêmica.

Resumo

A Indústria do Esporte possui números consideráveis e seu impacto social, cultural e econômico são expressivos no Brasil e no mundo. O marketing executa ações de criação, promoção e fornecimento de produtos e serviços e aplica técnicas que visam influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda do consumo. De forma estratégica, o marketing pode ser fundamental para o crescimento das organizações de determinado segmento. O objetivo deste artigo esteve na avaliação da produção científica em Marketing Esportivo no Brasil. Utilizando-se de um banco de dados abrangente e considerando que o Marketing Esportivo está presente em um contexto multidisciplinar da Gestão do Esporte. Concluiu-se um baixo número de artigos publicados nos periódicos brasileiros com esta temática e em termos gerais sinalizam abordagens primárias ou abordagens descritivas, além de uma predominância de "Ensaios" e temáticas relacionadas com o segmento Promoção da Indústria do Esporte. Tal fato abre grande perspectiva para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o Marketing Esportivo e as possibilidades são inúmeras. Independente do quadro atual, a necessidade da aplicação de conceitos do marketing no esporte é vigente, principalmente pela pressão por bons resultados esportivos e econômicos das organizações esportivas. Este artigo apresentou um retrato da produção científica em Marketing Esportivo no Brasil e identificou algumas lacunas que podem ser mais exploradas por pesquisadores interessados neste tema. 

 

DOI: 10.5585/remark.v12i4.2625

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Biografia do Autor

Leandro Mazzei, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado Profissional em Administração/Gestão do Esporte - Universidade Nove de Julho

Nara Silveira de Oliveira, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisa em Gestão do Esporte - Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Ary José Rocco Jr., Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado Profissional em Administração/Gestão do Esporte - Universidade Nove de Julho

Flávia da Cunha Bastos, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisa em Gestão do Esporte - Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo 

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Publicado

27.12.2013

Como Citar

Mazzei, L., de Oliveira, N. S., Rocco Jr., A. J., & Bastos, F. da C. (2013). Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(4), 183–200. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2625