Programas de Endomarketing na Indústria de Produtos Orgânicos: Estudo do Marketing de Relacionamento

Autores

  • Graziela Oste Graziano Unimep
  • Yeda Cirera Oswaldo Unimep
  • Andrea Kassouf Pizzinatto Unimep
  • Valéria Rueda Elias Spers Unimep

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3410

Palavras-chave:

Endomarketing, Marketing de Relacionamento, Produtos Orgânicos.

Resumo

O estudo buscou este trabalho buscou investigar a aplicabilidade da utilização, no agronegócio da ferramenta do marketing de relacionamento nos Programas de endomarketing (voltados ao público interno, os colaboradores). Foram investigadas na pesquisa 12 empresas, tendo assim uma amostra por conveniência. Pode-se concluir que os objetivos dos Programas de Endomarketing estão direcionados para promover o bem-estar, buscar o comprometimento e a capacitação, e informar os colaboradores. Os maiores benefícios oferecidos pelos Programas de Endomarketing, apontados  pelas empresas, são: Estimulam à participação de todos os colaboradores da organização; Melhoram as atitudes e comportamentos dos colaboradores com relação ao emprego; Criam e promovem idéias nas organizações voltadas ao bom atendimento ao cliente; Contribuem para a melhoria dos índices de produtividade; Favorecem o recrutamento e seleção; e Incluem os planos de carreira como instrumentos de motivação. Este estudo representa a assunção do Marketing de Relacionamento em 50% das empresas contatadas, já que a investigação nos pontos de venda permitiu a verificação de 24 empresas.

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Publicado

05.12.2016

Como Citar

Graziano, G. O., Oswaldo, Y. C., Pizzinatto, A. K., & Elias Spers, V. R. (2016). Programas de Endomarketing na Indústria de Produtos Orgânicos: Estudo do Marketing de Relacionamento. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(5), 626–641. https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3410