Conflitos Potenciais na Relação entre Franqueadores e Franqueados Soteropolitanos

Autores

  • Marcos Albuquerque Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia
  • Maria Teresa Larocca Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3428

Palavras-chave:

Conflito. Franchising. Teoria da Agência. Teoria da Escassez de Recursos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar conflitos potenciais que ocorrem na relação entre Franqueadores e Franqueados soteropolitanos, atuantes nas áreas de alimentação, vestuário e calçados e acessórios. A seleção dos segmentos investigados deveu-se não somente pela sua participação representativa na produtividade de varejo, mas também por concentrar grande número de empresas, muitas delas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABS). A pesquisa teve caráter exploratório, utilizando técnicas qualitativas do tipo estudos de casos múltiplos, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. Uma vez identificados os pontos de conflitos entre os participantes investigados - perfil do candidato (falta de critérios específicos, previamente), recursos financeiros (nenhum planejamento financeiro anual acompanhado pelo franqueador junto ao seu franqueado), ponto comercial (as franqueadoras não orientam quanto à melhor escolha do ponto ou quanto aos aspectos que podem e devem ser observados) e comunicação (ponto de amenização de conflitos, quando constante e bem conduzida) – e avaliadas as práticas adotadas, foi possível propor medidas para minimizar o impacto dos conflitos no sistema de franchising.

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Biografia do Autor

Marcos Albuquerque, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia

Pós Doutor pela New York University (NYU - Nova Iorque) na área de Marketing Social, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Adjunto 4 da Universidade Federal da Bahia na Escola de Administração (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing Federal da Bahia (UFBA).

Maria Teresa Larocca, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM-SP e especialização em Marketing pela Università Commerciale Luigi Bocconi - Milão. É professora de cursos de pós-graduação e membro do Grupo de Pesquisa em Marketing Federal da Bahia (UFBa).

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Publicado

30.11.2016

Como Citar

Albuquerque, M., Ladeira, R., & Larocca, M. T. (2016). Conflitos Potenciais na Relação entre Franqueadores e Franqueados Soteropolitanos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 554–565. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3428