A Criação de Valor das Franquias Empresariais no Brasil sob a Perspectiva do Franqueador

Autores

  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo professor assistente da Faculdade Comunitária de Campinas - FAC
  • Eduardo Crivelaro Especialista em Finanças de Empresas pela Universidade Mackenzie
  • Sergio Gozzi Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FEA/USP
  • Marly Cavalcanti Professora titular-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2128

Palavras-chave:

Franquias empresariais, modelo de negócios, valor econômico.

Resumo

O modelo de negócios conhecido como franquia empresarial é amplamente difundido no mundo, e diversas teorias acadêmicas visam explicá-lo enquanto fenômeno organizacional. O presente trabalho tem por objetivo discutir a aplicabilidade dessas teorias no Brasil, considerando-se as evidências empíricas desse setor no país, e, assim, buscar elucidar os motivos que levam os empresários brasileiros cada vez mais a optarem por esse modelo empresarial. O trabalho utilizou a metodologia do estudo da criação de valor econômico das franquias DOI: 10.5585/remark.v8i1.2128

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Biografia do Autor

Rodolfo Leandro de Faria Olivo, professor assistente da Faculdade Comunitária de Campinas - FAC

Mestrando em Administração – FEA/USP

Eduardo Crivelaro, Especialista em Finanças de Empresas pela Universidade Mackenzie

Especialista em Finanças de Empresas pela Universidade Mackenzie

Sergio Gozzi, Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FEA/USP

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP

Marly Cavalcanti, Professora titular-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FEA/USP

Livre-Docente em Planejamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

24.03.2010

Como Citar

Olivo, R. L. de F., Crivelaro, E., Gozzi, S., & Cavalcanti, M. (2010). A Criação de Valor das Franquias Empresariais no Brasil sob a Perspectiva do Franqueador. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(1), 93–111. https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2128

Edição

Seção

Artigos