A contribuição dos influenciadores digitais para cocriação de valor em marcas de moda

Autores/as

  • Christian Schünke Universidade Feevale
  • Juliana Alves Andretta Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i2.13865

Palabras clave:

Moda, Influenciadores Digitais, Cocriação de Valor

Resumen

Objetivo: Este artigo tem como objetivo entender de que forma os influenciadores digitais podem contribuir para a cocriação de valor entre marcas de moda e seu consumidor.

Método: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, onde a coleta de dados foi realizada através de um questionário aberto com três pequenas empresas da indústria da moda do Rio Grande do Sul.

Originalidade/Relevância: As teorias analisadas possuem relevância nos estudos sobre a cocriação de valor. A principal originalidade desta pesquisa está no campo empírico em que foi desenvolvida: entre influenciadores digitais e marcas de moda.

Resultados: Percebe-se que o influenciador pode assumir um papel importante no relacionamento entre a empresa e o público, proporcionando uma aproximação entre as partes e resultando na cocriação de valor junto à marca. Assim como entende-se que o influenciador exerce função de ator na construção da imagem da marca, ao passo que o influenciador comunica a marca através do seu próprio contexto, posicionando-a mais próxima à realidade do cliente através das experiências virtuais.

Contribuições teóricas: Este estudo oferece um avanço teórico ao apontar que o conceito de cocriação de valor também pode ser aplicado na relação entre entre influenciadores digitais e marcas de moda.

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Biografía del autor/a

Christian Schünke, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa

Juliana Alves Andretta, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Administração

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social

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Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Schünke, C., Andretta, J. A., Schreiber, D., Schmidt, S., & Montardo, S. P. (2021). A contribuição dos influenciadores digitais para cocriação de valor em marcas de moda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(2), 226–251. https://doi.org/10.5585/remark.v20i2.13865

Número

Sección

Artigos