A Importância Estratégica dos Relacionamentos de Negócios em Redes de Empresas: Uma Visão Baseada no Rbv - Resource Based View

Autores/as

  • Carlos Alberto Alves Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Nadia Kassouf Pizzinatto UNINOVE
  • Marcelo Neves Gonçalves UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2174

Palabras clave:

Redes de Empresas, Relacionamento de Negócios, Recursos Estratégicos, RBV.

Resumen

Esse trabalho visa discutir a importância dos relacionamentos estratégicos de negócios de forma cooperativa, pois se têm tornado um importante antecedente de sucesso nos negócios. Estudos mostram que alianças e parcerias possuem um importante papel na moldagem das vantagens competitivas baseadas em recursos da empresa. Para a concretização dos objetivos propostos nesse estudo, iniciou-se uma investigação em duas redes imobiliárias e adotou-se como pilar metodológico, a tipologia qualitativa de investigação, por fornecer a melhor adequação ao fenômeno observado. Foram utilizados como instrumento: entrevista semi-estruturada, pesquisa bibliográfica e observação não-participante. Conclui-se que os relacionamentos se mostraram importantes e estratégicos para empresas que estão atuando em formato de redes. Como conseqüência direta, o acesso aos parceiros e aos recursos que esses possuem pode ser considerado, como o mais estratégico dos pontos analisados. Como limite metodológico deve ser citado o fato de a pesquisa ser de cunho qualitativo. Os resultados têm pouco campo de generalização se comparados a pesquisas quantitativas. A maior implicação prática que se pode advir dessa pesquisa é levar aos gestores que estão participando de uma rede, a importância estratégica que os relacionamentos possuem. Os gestores deverão considerar, dentro da formulação das suas estratégias, o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos para: terem acessos aos parceiros da rede e aos recursos que esses possuem; e construírem uma posição forte dentro da rede de forma a poderem influenciar outros parceiros.

DOI: 10.5585/remark.v9i2.2174

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Alves, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração pela Universidade Paulista – UNIP Professor de Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Nadia Kassouf Pizzinatto, UNINOVE

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV/SP Professor do PMDA da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Marcelo Neves Gonçalves, UNINOVE

Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE Professor de Administração e Coordenador da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Publicado

2010-10-06

Cómo citar

Alves, C. A., Pizzinatto, N. K., & Gonçalves, M. N. (2010). A Importância Estratégica dos Relacionamentos de Negócios em Redes de Empresas: Uma Visão Baseada no Rbv - Resource Based View. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 166–189. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2174