Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca

Autores/as

  • Sionara Ioco Okada UFG
  • Eliane Moreira Sá de Souza UFG

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2199

Palabras clave:

Marketing de Busca, Estratégias de Otimização, QR Codes, Realidade

Resumen

A evolução das tecnologias de comunicação e informação – TIC’s inauguram uma era de crescimento e disseminação exponencial de conteúdo relevante. Com a expansão da ubiqüidade on-line, o crescimento e a facilidade de acesso à web móvel, via dispositivos portáteis, “a busca” popularizou-se e os mecanismos de busca cresceram e se sofisticaram. O presente artigo tem como foco fazer uma atualização das publicações mais recentes das Estratégias de Marketing Digital, ampliando a visibilidade de conceitos e tendências importantes: i) evolução da web 2.0 para web semântica ii) Marketing de busca, Estratégias SEM e SEO iii) móbile tagging, QR codes e Realidade Aumentada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e uma investigação secundária, sobretudo bibliográfica, privilegiando publicações em sites especializados, notadamente no período de 1995 a 2010. Algumas inovações tecnológicas se tornaram marcantes e se transformaram em fortes tendências, impactando os profissionais de marketing e de Tecnologia de Informação (TI). A migração do consumo para a web, as facilidades dos mecanismos de buscas por melhores produtos e referências e o aumento do consumo em tempo real, assumem-se como tendências irreversíveis, que exigem das organizações estratégias mercadológicas eficientes. Assim, torna-se imperativo gerenciar a comunicação empresarial na “Era da busca” exigindo uma postura de atualização permanente e estratégias de marketing dirigidas e sustentáveis. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2199

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Biografía del autor/a

Sionara Ioco Okada, UFG

Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás. Docente na área de Administração com ênfase em Gestão Estratégica, Tecnologia da Informação e Marketing Digital.Professora/tutora do curso de Administração - EAD - UFG

Eliane Moreira Sá de Souza, UFG

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, nas áreas de sistemas de informação e Inteligência Artificial Aplicada. Coordenadora Geral do Projeto Piloto UAB na UFG. Professora e Pesquisadora em tecnologia de informação e redes neurais.

Publicado

2011-09-05

Cómo citar

Okada, S. I., & Souza, E. M. S. de. (2011). Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 46–72. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2199