Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016

Autores/as

  • Artur Machado Motta FECAP
  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894

Palabras clave:

Bibliometria. Journal of Marketing. Metodologia em Marketing. Produção Científica.

Resumen

Objetivo do estudo: O objetivo desse estudo é analisar as publicações do Journal of Marketing (JM), identificando elementos que possam ser utilizados em pesquisas de alto impacto e no ensino acadêmico.Metodologia/abordagem: Nesse estudo bibliométrico, foram analisados 123 papers e as 9.351 referências utilizadas por eles. Sobre os papers foram analisados autores e seus países, IES, editores, suportes recebidos, metodologias, palavras-chave, temáticas e estruturas dos títulos, resumos e resultados. Sobre as referências foram analisados os journals, os períodos de publicação, as temáticas e as frequências.Relevância/originalidade: A publicação em periódicos de alto impacto é ambicionada por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento. Em Marketing, o JM é a publicação com maior impacto acadêmico e suas publicações tendem a indicar o estado da arte do conhecimento em Marketing.Principais resultados: Os autores Rajdeep Grewal e Jan Wieseke foram os que mais publicaram. A metodologia empregada foi predominantemente quantitativa. As temáticas com maior frequência foram “Produtos, Marcas, Comunicação e Preço” e “Estratégias de Marketing e Marketing Internacional”. 27% das referências têm menos de 5 anos de publicação e 35% se repetem em mais de dois papers. As principais referências por temática também são apresentadas.Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados permitem que: (1) pesquisadores ajustem suas produções ampliando a possibilidade de publicações de alto impacto, (2) acadêmicos identifiquem referências científicas atualizadas e/ou clássicas para o ensino de alta qualidade e (3) periódicos nacionais reflitam sobre como elevar sua relevância.

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Biografía del autor/a

Artur Machado Motta, FECAP

Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), CEAG com ênfase em marketing pela FGV-EAESP (2000), Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2009) e Doutorando na linha Estratégia de Marketing da FGV-EAESP com bolsa Capes . Atualmente é gestor de marketing e professor no Centro Universitário FECAP, nas áreas Administração Geral (Estudos de Casos, Jogos de Empresas), Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Varejo. Também leciona na ESPM nas áreas de Marketing e Estratégia. Possui mais de 20 anos de carreira executiva em posições de lideranças com passagem por empresas de bens de consumo, indústria farmacêutica, tecnologia e consultoria. Atuou na industria, distribuição e varejo, empresas multinacionais e nacionais, B2B e B2C.

Edson Sadao Iizuka, Centro Universitário FEI

Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e ex-trainee GIFE (programa que foi apoiado pela Fundação Kellogg - 1998/1999). É vice-presidente da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) eleito para o biênio 2016-2017. Foi escolhido como Editor Científico da Revista Administração Ensino e Pesquisa - RAEP (qualis B1) para o biênio 2018-2019. É docente no curso de Graduação em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013) e pertence ao corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI (desde 2013). Tem como principais temáticas de pesquisa: Gestão Social; Inovação na Gestão Pública Local; Ensino e Aprendizagem em Administração, Negócios Sociais e Empreendedorismo (ênfase no Empreendedorismo Social).

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Motta, A. M., & Iizuka, E. S. (2018). Análise da Produção do Journal of Marketing de 2014 A 2016. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 575–589. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3894