Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3490Palabras clave:
Marketing Esportivo, Comportamento do Consumidor, Consumidor Esportivo.Resumen
O objetivo deste estudo consiste em avaliar os aspectos emocionais e experienciais que influenciam a ida e a intenção do torcedor de retornar aos estádios de futebol de Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa, de cunho quantitativo, com 353 torcedores de futebol na cidade. Como principais resultados, constatou-se que as emoções positivas e a socialização do torcedor no estádio impactam positivamente a satisfação do torcedor, que há forte relação entre identificação com o time e lealdade ao time e que a satisfação do torcedor tem uma relação forte e direta com intenção de retornar ao estádio. De outro lado, é possível inferir que as emoções vivenciadas durante o campeonato ou durante os jogos não representam impacto significativo no comparecimento ao estádio. No mesmo aspecto, lealdade ao time também não apresentou relação significativa com intenção de retornar ao estádio, indicando que o retorno, ou não, ao estádio, independe da lealdade dos torcedores.