A Formação da Percepção de Valor para Pequenos e Médios Consumidores B2B

Autores/as

  • Clarice Mara Sousa-e-Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Stella Naomi Moriguchi Universidade Federal de Uberlândia
  • José Eduardo Ferreira Lopes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3549

Palabras clave:

Valor Percebido, Experiência, Satisfação, Intenção de Recompra, Marketing B2B.

Resumen

Objetivo:  Identificar e mensurar as relações entre constructos de qualidade-sacrifícios-experiência e valor percebido e satisfação, e a relação destes com a intenção de recompra de serviços logísticos de transporte por PMEs.

Método: Partindo-se da proposição de escalas para mensurar os constructos qualidade, sacrifícios, experiência, valor percebido, satisfação e intenção de recompra, realizou-se um levantamento de dados cuja amostra foi composta por 195 PMEs. Utilizando técnicas de AFE, AFC e MEEPLS, propôs-se um modelo para mensurar a formação do valor percebido nos serviços logísticos adquiridos por PMEs.

Originalidade/Relevância: A maioria das pesquisas de valor percebido no ambiente B2B tem considerado o desempenho dos bens e serviços em uma perspectiva funcional e negligenciado dimensões não-racionais. Estas dimensões (aspectos não-econômicos, subjetivos e multidimensionais), se mensuradas em conjunto com dimensões comumente encontradas nos estudos de comportamento de consumo B2B, podem oferecer novas perspectivas de conhecimento teórico-empírico.

Resultados: Os sacrifícios e os custos de troca atuaram de forma não-significante no relacionamento B2B. As PMEs valorizaram aspectos ligados à qualidade e à experiência. O estudo indica que PMEs, ao elegerem como formadores do valor percebido a experiência e a qualidade, e por serem influenciadas pela satisfação para formar suas intenções de recompras, gerenciam sua cadeia de suprimentos estabelecendo relacionamentos envoltos em mais subjetividades do que se esperaria de um empresário.

Contribuições teóricas/metodológicas: Proposição de um modelo teórico capaz de predizer a intenção de recompra de PMEs consumidoras de serviços logísticos, tendo como antecessor a satisfação, e desta, o valor percebido.

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Biografía del autor/a

Clarice Mara Sousa-e-Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Administração - UFU (2000)Especialização MBA em Gestão Comercial - FGV (2011)Especialização MBA em Gestão Pública - UFU (2012)Mestre em Administração - UFU (2014-2015)

Stella Naomi Moriguchi, Universidade Federal de Uberlândia

Titulação: Doutorado - USPFormação em Música (ECA-USP) e em Administração de Empresas (FGV-EAESP e FEA-USP). Foi professora da Yamaha Musical do Brasil e trabalhou na Dataservice Processamento de Dados, em São Paulo. Docente da Universidade Federal de Uberlândia - UFU desde 1992, ministra disciplinas de Marketing em nível de graduação e de pós-graduação, além de desenvolver atividades de Pesquisa e Extensão. Com bolsa do governo canadense, foi professora visitante na Université du Québec à Trois-Rivières - UQTR para desenvolver estudos sobre Empreendedorismo em Pequenas e Médias Empresas. Também desenvolveu pesquisa sobre metodologia de estratificação econômica junto à École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales - ESSEC, na França, bolsista do governo brasileiro. Foi Coordenadora da Pós-graduação em Administração por duas gestões, Coordenadora local do Doutorado Interinstitucional em Administração EAESP-UFU e Diretora de Planejamento da UFU.

José Eduardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Titulação: Doutorado - USPProfessor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), leciona disciplinas relacionadas à Estatística, Análise de Dados, Sistemas de Informação e Business Inteligence nos cursos de Graduação em Administração e Gestão da Informação, além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, modalidade Mestrado Profissional nesta mesma instituição. Tem como linhas de pesquisa a Gestão da Informação, Marketing, Empreendedorismo Social e Políticas Públicas. Possui mais de 20 anos de experiência de mercado atuando em empresas como Algar Telecom, Grupo Martins, Banco Triângulo, entre outras, além de atuação em projetos de consultoria. Tem experiência na área de Tecnologia e Gestão da Informação, Gestão de Rico Massificado (crédito, cobrança e fraude), Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, estatística multivariada, mineração de dados e modelagem estatística de dados, gestão estratégica, marketing estratégico, pesquisa de mercado e gestão da informação. Doutor em Administração pela FEARP - Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração, MBA em Marketing Estratégico, especialista em Estatística Aplicada e graduado em Administração pela pela Universidade Federal de Uberlândia e Cientista da Computação, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Sousa-e-Silva, C. M., Moriguchi, S. N., & Lopes, J. E. F. (2018). A Formação da Percepção de Valor para Pequenos e Médios Consumidores B2B. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 204–219. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3549