Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social

Autores/as

  • Adriana de Fatima Valente Bastos Fundação Getúlio Vargas
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Madiã Marcela Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3442

Palabras clave:

Marketing Social, Consumo de Álcool, Modelagem de Equações Estruturais.

Resumen

Este estudo analisa os fatores de influência sobre a predisposição ao consumo de álcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as ações de marketing social orientadas à redução/ moderação desse consumo. A partir de uma revisão teórica, um modelo de hipóteses foi desenvolvido, para avaliar as influências e interações dos construtos na predisposição de consumo de bebidas alcoólicas. Na sequência, foram aplicados procedimentos quantitativos para análises dos dados, sendo aplicados 322 questionários com jovens. Para análise, foram usadas técnicas de análise descritiva, avaliação de consistência psicométrica e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influência de familiares e amigos e satisfação pessoal como condicionantes para a predisposição ao consumo. Por fim, o estudo propõe implicações teóricas e práticas para o marketing social.  

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Biografía del autor/a

Adriana de Fatima Valente Bastos, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda da linha de estratégia de marketing. 

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Bastos, A. de F. V., Costa, F. J. da, & Vasconcelos, M. M. (2017). Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(4), 469–486. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3442