Só Jesus Na Causa: Fé E Percepção de Crowding em Evento Religioso

Autores/as

  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza
  • Antônio Jackson Alcântara Frota Universidade de Fortaleza
  • Josimar Souza Costa Universidade de Fortaleza
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará
  • Gabriel Mota Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3383

Palabras clave:

Percepção de crowding, Evento religioso, Fé religiosa.

Resumen

Mediante a forte representatividade cultural e econômica do turismo motivado pela religião, este estudo tem como objetivo analisar as relações entre percepção de crowding, emoções e satisfação do consumidor em situação de alta densidade em evento religioso, testando a moderação da variável fé. A pesquisa empírica tem abordagem quantitativa e apresenta uma amostra de 201 casos, com dados analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicaram influência positiva da percepção de crowding na satisfação em evento religioso. No entanto, ao contrário do esperado, as emoções negativas não mediaram essa relação, exclusivamente as positivas. Com relação à moderação da variável fé, esta foi atestada na pesquisa empírica, fortalecendo reações positivas e enfraquecendo reações negativas à aglomeração.

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Biografía del autor/a

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com pesquisa de dissertação desenvolvida na Concordia University, Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem interesse acadêmico em Administração, na área de Marketing, com ênfase em Comportamento do Consumidor, Varejo e Propaganda.

Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2000), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino - Belo Horizonte- MG (2004) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2010). Tem experiência na área de Administração Eclesial, com ênfase em Gestão de Instituições Religiosas e Recursos Humanos. Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em (2012). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, (2014) com ênfase na linha de Pesquisa Socioambiental. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2015-2018)

Josimar Souza Costa, Universidade de Fortaleza

Professor na Universidade de Fortaleza e no curso de especialização em Administração Financeira da Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre Inovação Social, Empreendorismo Social e Inovação Organizacional (InoS).

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade Estadual do Ceará

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice ? França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atua na área de Administração com ênfase em Marketing.

Publicado

2016-11-25

Cómo citar

Quezado, I., Frota, A. J. A., Costa, J. S., Arruda, D. M. de O., & Mota, G. (2016). Só Jesus Na Causa: Fé E Percepção de Crowding em Evento Religioso. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 486–495. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3383