Only Jesus in the Cause: Faith and Crowding Perception in Religious Event

Authors

  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza
  • Antônio Jackson Alcântara Frota Universidade de Fortaleza
  • Josimar Souza Costa Universidade de Fortaleza
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará
  • Gabriel Mota Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3383

Keywords:

Perception of Crowding, Religious Festival, Religious Faith.

Abstract

Considering the relevance of religious tourism in cultural and economic fields, this study aims to analyze faith as a moderator of the effect of perceived crowding on consumers’ emotions and satisfaction in crowded religious festival. The research is quantitative and descriptive due to its objective. This is a field study using the technique of Structural Equation Model. The results suggest the positive influence of perception of crowding in satisfaction. However, negative emotions did not mediate this relationship, only positive emotions did. Moreover, results support that faith can enhance positive emotions and reduce the extent to which consumers perceive negative experiences in a dense religious festival situation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com pesquisa de dissertação desenvolvida na Concordia University, Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem interesse acadêmico em Administração, na área de Marketing, com ênfase em Comportamento do Consumidor, Varejo e Propaganda.

Antônio Jackson Alcântara Frota, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2000), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino - Belo Horizonte- MG (2004) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2010). Tem experiência na área de Administração Eclesial, com ênfase em Gestão de Instituições Religiosas e Recursos Humanos. Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em (2012). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, (2014) com ênfase na linha de Pesquisa Socioambiental. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2015-2018)

Josimar Souza Costa, Universidade de Fortaleza

Professor na Universidade de Fortaleza e no curso de especialização em Administração Financeira da Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre Inovação Social, Empreendorismo Social e Inovação Organizacional (InoS).

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade Estadual do Ceará

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice ? França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atua na área de Administração com ênfase em Marketing.

Published

2016-11-25

How to Cite

Quezado, I., Frota, A. J. A., Costa, J. S., Arruda, D. M. de O., & Mota, G. (2016). Only Jesus in the Cause: Faith and Crowding Perception in Religious Event. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 486–495. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3383