Construção de Significados Culturais: uma Análise do Mercado de Suco de Uva Orgânico

Autores/as

  • Marlon Dalmoro UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2734

Palabras clave:

Mercado, Significados Culturais, Suco de Uva, Alimentos Orgânicos

Resumen

Com um olhar voltado para as redes de significados que envolvem os mercados, o estudo teve como objetivo analisar a construção de significados culturais no mercado de suco de uva orgânico, pelos agentes produtores e consumidores. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo, por meio de entrevistas junto a 25 consumidores e produtores. A descrição e análise dos significados culturais considerou o contexto sócio-histórico, as interações entre os agentes (produtores e consumidores) e os significados construídos por cada um dos agentes. Orgânicos são significados como alimento por ambos os agentes, contudo, os demais significados não formam uma rede homogênea entre produtores e consumidores. Observa-se que a construção de significados opera em níveis dicotômicos - reflexo do universo cultural de cada agente. Estes resultados contribuem principalmente na compreensão dos padrões de produção e consumo que regem o mercado de alimentos, visto que a ausência de redes de significados consolidadas limita a construção e concretização de estruturas de mercado de produtos orgânicos.

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Biografía del autor/a

Marlon Dalmoro, UNIVATES

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.  Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da IMED e do Centro de Gestão Organizacional da Univates.

Publicado

2015-04-23

Cómo citar

Dalmoro, M. (2015). Construção de Significados Culturais: uma Análise do Mercado de Suco de Uva Orgânico. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(1), 97–109. https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2734