Preditores da correspondência intenção-compra e dos níveis de reforço programado de marcas de especialidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.11126Palabras clave:
Reforço Programado, Planejamento de compra, Intenção-Compra, Modelo da Perspectiva Comportamental, Bens duráveisResumen
Objetivo: Aferir quais variáveis do ambiente do varejo e da história de aprendizagem dos consumidores influenciam a efetividade de planos de compra (correspondência intenção-compra) e as compras de marcas com níveis de reforço programado (utilitário e informativo) no varejo de produtos duráveis de especialidade.
Método: Conduzimos uma pesquisa quase-experimental, operacionalizada em ambiente natural com 109 compras realizadas por 99 clientes dentro de uma rede varejista. Utilizamos regressões logísticas para cálculo dos efeitos de probabilidade nas variáveis dependentes.
Originalidade/Relevância: A pesquisa mostra os efeitos de variáveis situacionais versus disposicionais do consumidor nas aquisições reais de marcas de produto durável de especialidade, contrastando com pesquisas anteriores de marcas de produtos ou serviços de alta frequência de compra e/ou em compras simuladas. A investigação acerca de efeitos no comportamento de compra real em ambiente natural tem sido rara nas pesquisas em consumo.
Resultados: Os resultados revelam que apenas a história de aprendizagem é preditora para efetivar os planos de compra dos consumidores e que ela, em conjunto com as variáveis do ambiente de varejo, influenciam as compras de marcas que levam a diferentes níveis de reforço programado (utilitário e informativo) de produto durável de especialidade.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo utilizou o Modelo da Perspectiva Comportamental para interpretar o fenômeno. Ele tem sido útil para explicar as dinâmicas do consumidor, contextualizando as respostas emitidas e as possíveis consequências informativas e utilitárias propiciadas pelas compras.
Descargas
Citas
Almeida, M. I. S. D., Coelho, R. L. F., Porto, R. B., & Oliveira, D. S. (2020). Deviances from planned purchases: consumer learning history and behavior setting implications for consumer spending. Review of Business Management, 22(2), 331-347. https://doi.org/10.781/rbgn.v22i2.4053
Bosnjak, M., Ajzen, I., & Schmidt, P. (2020). The theory of planned behavior: selected recent advances and applications. Europe’s Journal of Psychology, 16(3), 352-356. https://doi.org/10.5964/ejop.v16i3.3107
Catania, A. C. (1999). Thorndike's legacy: Learning, selection, and the law of effect. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 72(3), 425-428. https://doi.org/10.1901/jeab.1999.72-425
Catania, A. C. (2007). Learning (4th ed.). Cornwall-on-Hudson, NY: Sloan.
Copeland, M. T. (1923). Relation of consumers’ buying habits to marketing methods. Harvard Business Review, 1(3), 282-289.
Dias Filho, J. M. & Corrar, L. J. (2012). Regressão logística. In L. J. Corrar, E. Paulo, & J. M. Dias Filho (Coords.), Análise multivariada (Chap. 5, pp. 280-317). São Paulo: Atlas.
Fagerstrom, A., Foxall, G. R., & Arntzen, E. (2010). Implications of motivating operations for the functional analysis of consumer choice. Journal of Organizational Behavior Management, 30(2), 110-126. https://doi.org/10.1080/01608061003756331
Fagerstrøm, A., & Hantula, D. A. (2013). Buy it now and pay for it later: An experimental study of student credit card use. The Psychological Record, 63(2), 323-332. https://doi.org/10.11133/j.tpr.2013.63.2.007
Foxall, G. R. (1990/2004). Consumer psychology in behavioural perspective. London: Routledge.
Foxall, G. R. (1992a). The behavioral perspective model of purchase and consumption: From consumer theory to marketing practice. Journal of the Academy of Marketing Science, 20(2), 189-198. https://doi.org/10.1177/0092070392202009
Foxall, G. R. (1992b). The consumer situation: An integrative model for research in marketing. Journal of Marketing Management, 8(4), 383-404. https://doi.org/10.1080/0267257X.1992.9964206
Foxall, G. R. (1993). A behaviourist perspective on purchase and consumption. European Journal of Marketing, 27(8), 7-16. https://doi.org/10.1108/03090569310042891
Foxall, G. R. (1999). Putting consumer behaviour in its place: the Behavioural Perspective Model research programme. International Journal of Management Reviews, 1(2), 133-158. https://doi.org/10.1111/1468-2370.00009
Foxall, G. R. (2001). Foundations of consumer behavior analysis. Marketing Theory, 1(2), 165-199. https://doi.org/10.1177/147059310100100202
Foxall, G. R. (2005). Understanding consumer choice. New York: Palgrave Macmillan
Foxall, G. R. (2010). Theoretical and conceptual advances in consumer behavior analysis: Invitation to consumer behavior analysis. Journal of Organizational Behavior Management, 30(2), 92-109. https://doi.org/10.1080/01608061003756307
Foxall, G. R. (2015). The Routledge Companion to Consumer Behavior Analysis. New York: Routledge.
Foxall, G. R. & James, V. K. (2001). The Behavioral Basis of Consumer Choice: A Preliminary Analysis. European Journal of Behavior Analysis, 2(2), 209-220. https://doi.org/10.1080/15021149.2001.11434195
Foxall, G. R. & James, V. K. (2003). The behavioral ecology of brand choice: how and what do consumers maximize? Psychology & Marketing, 20(9), 811-836.
Foxall, G. R., Oliveira-Castro, J. M, & Schrezenmaier, T. C. (2004). The behavioral economics of consumer brand choice: patterns of reinforcement and utility maximization. Behavioural Processes, 66(3), 235-260. https://doi.org/10.1002/mar.10098
Foxall, G. R., Yan, J., Oliveira-Castro, J. M., & Wells, V. K. (2013). Brand-related and situational influences on demand elasticity. Journal of Business Research, 66(1), 73-81. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2011.07.025
Foxall, G. R., Yani-de-Soriano, M. M. (2005). Situational influences on consumers‟ attitudes and behavior. Journal of Business Research, 58(4), 518-525. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(03)00142-5
Guercio, J. M. (2018). The importance of a deeper knowledge of the history and theoretical foundations of behavior analysis: 1863–1960. Behavior Analysis: Research and Practice, 18(1), 4-15. http://dx.doi.org/10.1037/bar0000123
Kachuba, D., & Oliveira-Castro, J. M. (2020). Análise do comportamento de avaliação de marcas: nível de reforço informativo programado e ponto de venda. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 11(1), 032-046. https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n1.03
Kopalle, P., Biswas, D., Chintagunta, P. K., Fan, J., Pauwels, K., Ratchford, B. T., & Sills, J. A. (2009). Retailer pricing and competitive effects. Journal of Retailing, 85(1), 56-70. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2008.11.005
Larsen, N. M., Sigurdsson, V., Breivik, J., & Fagerstrom, A. (2020). The marketing firm: Retailer and consumer contingencies. Managerial and Decision Economics, 41(2), 203-215. https://doi.org/10.1002/mde.3053
Lazzeri, F., & Oliveira-Castro, J. M. (2011). Um exame de objeções a Ryle sobre o funcionamento dos termos psicológicos intencionais. Abstracta, 6(1), 42-64.
Luciano, M. C., Herruzo, J., & Barnes-Holmes, D. (2011). Generalization of say-do correspondence. The Psychological Record, 51(1), 111-130. https://doi.org/10.1007/BF03395389
Okada, S., & Porto, R. (2018). Comportamento do consumidor em canais cruzados: modelo de mediação-moderada nas compras online/offline. Revista de Administração Contemporânea, 22(4), 510-530. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170053
Oliveira‐Castro, J. M., Cavalcanti, P. R., & Foxall, G. R. (2016). What consumers maximize: Brand choice as a function of utilitarian and informational reinforcement. Managerial and Decision Economics, 37(4-5), 360-371. https://doi.org/10.1002/mde.2722
Oliveira-Castro, J. M., & Foxall, G. R. (2017). Consumer maximization of utilitarian and informational reinforcement: Comparing two utility measures with reference to social class. The Behavior Analyst, 40(2), 457-474. https://doi.org/10.1007/s40614-017-0122-9
Oliveira-Castro, J. M., Foxall, G. R., & Schrezenmaier, T. C. (2005). Patterns of consumer response to retail price differentials. The Service Industries Journal, 25(3), 309-335. https://doi.org/10.1080/02642060500050392
Oliveira-Castro, J. M., Foxall, G. R., & Wells, V. K. (2010). Consumer brand choice: money allocation as a function of brand reinforcing attributes. Journal of Organizational Behavior Management, 30(2), 161-175. https://doi.org/10.1080/01608061003756455
Oliveira-Castro, J. M., Foxall, G. R., Yan, J., & Wells, V. K. (2011). A behavioral-economic analysis of the essential value of brands. Behavioural Processes, 87(1), 106-114. https://doi.org/10.1016/j.beproc.2011.01.007
Pohl, R. H. B. F. & Oliveira-Castro, J. M. (2008). Efeitos do nível de benefício informativo das marcas sobre a duração do comportamento de procura. RAC-Eletrônica, 2(3), 449-469.
Porto, R. B. (2016). The commercial cycle from the viewpoint of operant behavioral economics: effects of price discounts on revenues received from services. RAUSP Management Journal, 51(3), 310-322. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.005
Porto, R. B., & Okada, S. I. (2018). Comportamento do consumidor em canais cruzados e seus benefícios: Validação de escala para avaliar o desempenho do processo de compra. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20(3), 443-460. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3415
Porto, R. B. & Oliveira-Castro, J. M. (2013a). Preditores da correspondência intenção-compra: Experimento natural com reforço das marcas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 61-70. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100008
Porto, R. B. & Oliveira-Castro, J. M. (2013b). Say-do correspondence in brand choice: interaction effects of past and current contingencies. The Psychological Record, 63(2), 345-362. https://doi.org/10.11133/j.tpr.2013.63.2.009
Porto, R. B., & Oliveira-Castro, J. M. (2015). Consumer purchase and brand performance: the basis of brand market structure. In G. R. Foxall (Ed.), The Routledge companion to consumer behavior analysis, (pp. 175-201). New York: Taylor and Francis Group.
Porto, R. B., Oliveira-Castro, J. M. D., & Seco-Ferreira, D. C. (2011). What consumers say and do: planned and actual amounts bought in relation to brand benefits. The Service Industries Journal, 31(15), 2559-2570. https://doi.org/10.1080/02642069.2011.529607
Porto, R. B., & Silva, J. B. da. (2013). Encadeamento comportamental que incentiva o tempo de contrato com clientes de academia de ginástica. Revista Brasileira de Marketing, 12(4), 64-84. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2554
Ramoino, G. M. (2003). Ryle revisited: The dispositional model fifty years after. British Journal for the History of Philosophy, 11(1), 89-119. https://doi.org/10.1080/0960878032000058482
Shadish, W. R., Cook, T. D, & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin Company.
Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. New York: The Macmillan Company.
Skinner, B. F. (1987). Whatever happened to psychology as the science of behavior? American psychologist, 42(8), 780. https://doi.org/10.1037/0003-066X.42.8.780
Sigurdsson, V., Hinriksson, H., & Menon, R. V. (2016). Operant behavioral economics for e‐mail marketing: An experiment based on the behavioral perspective model testing the effectiveness of motivational operation, utilitarian and informational stimuli. Managerial and Decision Economics, 37(4-5), 337-344. https://doi.org/10.1002/mde.2725
Thorndike, E. L. (1933). A proof of the law of effect. Science, 77(1989), 173-175.
Todorov, J. C., Vale, R., & Maia, H. (2018). Efeitos de frequência e magnitude de reforços no comportamento de escolha em humanos: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 13(1), 69-77. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v13i1.5697
Yani-de-Soriano, M., Foxall, G. R., & Newman, A. J. (2013). The impact of the interaction of utilitarian and informational reinforcement and behavior setting scope on consumer response. Psychology & Marketing, 30(2), 148-159. https://doi.org/10.1002/mar.20594
You, Y., Bhatnagar, A., & Ghose, S. (2016). Customer satisfaction with E-Retailers: The role of product type in the relative importance of attributes. Journal of Internet Commerce, 15(3), 274-291. https://doi.org/10.1080/15332861.2016.1212314
Wells, V.K. (2014). Behavioural psychology, marketing and consumer behaviour: a literature review and future research agenda. Journal of Marketing Management, 30(11-12), 1119-1158. https://doi.org/10.1080/0267257X.2014.929161.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Marketing – Remark
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.