Alavancando o Desempenho de Serviços Altamente Relacionais por Meio da Participação de Clientes Empoderados

Authors

  • Patricia Silva Monteiro Boaventura Fundação Getulio Vargas - EAESP
  • Eliane Pereira Zamith Brito Fundação Getulio Vargas - EAESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3483

Keywords:

Cocriação se Valor. Lógica Dominante de Serviço. Empoderamento do Cliente. Participação do Cliente. Serviços Altamente Relacionais.

Abstract

Objetivo: Como serviços altamente relacionais dependem da participação do cliente, é relevante entender como as organizações podem transformar uma participação obrigatória em uma interação mais produtiva; e como o empoderamento do cliente pode contribuir para esta participação, influenciando a avaliação do serviço e intenções comportamentais.

Método: Artigo conceitual analisando literatura sobre participação e empoderamento de clientes e apresentando modelo que explora os efeitos desses construtos sobre a avaliação do serviço e intenções comportamentais.

Resultado principal: Prestadores de serviços que oferecem oportunidades aos clientes de passarem da audiência para o palco os transformam em parceiros competentes, empoderados-para-ação, e podem impactar processos e resultados. Assim, a empresa cocria experiências personalizadas com clientes, e alcança maior vantagem competitiva.

Contribuições: A distinção entre mecanismos de empoderamento e seus efeitos sobre a participação contribui para a literatura de marketing de serviços, que pode considerar efeitos distintos em modelos que analisam o desempenho de serviços. O artigo discute que o impacto do empoderamento do cliente na participação segue uma curva no formato de U-invertido.

Relevância / Originalidade: O mecanismo de empoderamento-para-ação pode contribuir para uma redução no risco de co-destruição de valor, já que os clientes estarão mais preparados para assumir suas funções.

Implicações gerenciais e sociais: As organizações podem melhor compreender os efeitos das estratégias escolhidas quando buscam promover o empoderamento de clientes; e políticas públicas podem se beneficiar de maior compreensão dos mecanismos que influenciam as intenções comportamentais dos clientes em relação às instituições, pois clientes mais capazes de tomar decisões são menos vulneráveis.

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Author Biographies

Patricia Silva Monteiro Boaventura, Fundação Getulio Vargas - EAESP

Doutoranda em Administração pela FGV/EAESP. Mestre em Administração pela FGV/EAESP, MBA pela The Wharton School-UPENN, Engenheira de Produção pela USP. Experiência profissional de 15 anos no mercado financeiro de varejo e segurador nas áreas de Planejamento, Gestão de Projetos e Gestão de Produtos. Pesquisa  temas relacionados à co-criação de valor, marketing de relacionamento e marketing estratégico nas organizações. Bolsista FAPESP. 

Eliane Pereira Zamith Brito, Fundação Getulio Vargas - EAESP

Possui graduação (1985) e mestrado (1993) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP e doutorado (1997) pela Manchester Business School – Inglaterra. Atualmente é professora da Fundação Getúlio Vargas - SP e faz parte do núcleo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas desta instituição. Atuou na Universidade Presbiteriana Mackenzie como professora do PPGA da universidade por mais de 10 anos. Entre 2004 e 2008 coordenou o referido Programa de Pós-Graduação. Tem experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais de grande e pequeno porte. Ficou como Editora Científica do periódico Administração: Ensino e Pesquisa - RAEP, editado pela ANGRAD entre 2009 e 2011. Coordenadora da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES nos triênios 2011-2013 e 2014-2016. Seus principais interesses de pesquisa são redes sociais, cooperação, consumo e mercado.  

Published

2018-05-28

How to Cite

Boaventura, P. S. M., & Brito, E. P. Z. (2018). Alavancando o Desempenho de Serviços Altamente Relacionais por Meio da Participação de Clientes Empoderados. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 314–328. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3483